Seis toneladas de peixe serão oferecidas no Festival Tambaqui na próxima semana

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o governo de Rondônia promovem o primeiro Festival Tambaqui da Amazônia na próxima quarta-feira (7) no canteiro central da Esplanada dos Ministérios, na altura do bloco D, onde fica o ministério. Seis toneladas de peixes equivalentes a quatro mil bandas, com peso médio de um quilo, serão distribuídas ao público. Vindo de Rondônia em caminhão frigorífico, o tambaqui será assado em churrasqueira de chão e, às 12 horas, começará a ser distribuído.

 

O presidente Jair Bolsonaro apoia a iniciativa e deverá prestigiar o festival, informou o secretário da Pesca, Jorge Seif Junior. “Incentivar o consumo de pescado é uma das metas que foram estabelecidas pelo governo”. O objetivo principal do evento, além de fomentar esse mercado é tornar mais conhecido esse peixe amazônico.

 

A ideia do evento surgiu do “Churrasco de Tambaqui” realizado no município de Ariquemes (RO), há três anos. A cadeia produtiva do pescado, cujo principal produto é o Tambaqui da Amazônia, é uma das vertentes de sustentabilidade do agronegócio no estado. Na região, o peixe é produzido sem alterar o equilíbrio dos ecossistemas de água doce. Como não é resultado da pesca predatória, agrada ainda mais aos consumidores.

 

O secretário de Aquicultura e Pesca e o governador de Rondônia, Marcos Rocha, reconhecendo o sucesso do “Churrasco de Tambaqui”, resolveram fazer um evento parecido na capital. Eles contam com o apoio do governo do Distrito Federal para a logística e segurança e contam, também, com o apoio do Sebrae na disponibilização e montagem da estrutura física.

 

Para ingresso e recebimento do tambaqui, que será distribuído assado em caixas de pizza, será necessário doar um quilo de alimento não perecível. A previsão é de que quatro mil quilos de alimentos sejam encaminhados a instituições de caridade. A doação de alimentos visa organizar e controlar o acesso do público externo ao evento.

 

O peixe será doado pela Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar, Zaltana Pescados e Agrofish.

 

Fonte: MAPA

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO