Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer moderniza sua estrutura do setor leiteiro

Governo do Estado investe no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Cepaer. A Unidade que fica próximo ao Detran de Campo Grande, saída para Rochedo, está passando por uma grande reforma de sua estrutura física para receber agricultores, validar tecnologias agropecuárias, capacitar produtores, técnicos e difundir tecnologias.

 

O diretor-presidente André Nogueira deseja que em 2021 o Centro esteja em outro patamar, de modo que possa entregar serviços os quais justifiquem a sua criação.

 

O Centro possui cerca de 70 hectares, abrigando áreas com estufas, pasto, capineira, horta, leiteria, pitaya, bananal, milho, baru, guavira, experimentos de fosfato natural em pastagem consorciada, laboratórios, etc.

 

Pecuária de Leite

 

Atualmente, está sendo reformada a sala de ordenha mecânica e foi instalada uma minifábrica de ração para atender o rebanho. O rebanho é composto por 06 vacas da raça girolando (5/8), 03 novilhas mojando, 04 bezerros recém-nascidos, 02 novilhas (1/2 Jersey/girolando) e 01 touro Jersey.

 

Essa estrutura será utilizada para pesquisa em bem-estar animal, produtividade leiteira, intervalo entre partos, suplementação alimentar, além de ser utilizada para treinamentos.

 

 

Capim BRS Capiaçu

 

Para vacas em lactação, foi utilizado capim picado no cocho, até 10 dias atrás. Atualmente, é ministrada silagem de capiaçu com volumoso e concentrado formulado fabricado na Unidade. Foi feita uma silagem de capiaçu, de cerca de 27 toneladas para o período seco deste ano, dentro do planejamento da atividade. A produtividade leiteira varia entre 12 a 16 litros/vaca/dia, com 02 ordenhas.

 

A Equipe

 

A coordenação geral do Cepaer fica a cargo da gerente Ana Cristina Ajalla, a pesquisa com o coordenador Vitor Corrêa e a Fazendinha é coordenada por Antonino Hipólito. Essa equipe, junto com pesquisadores, reeducandos apenados, estagiários e todos demais servidores que ali labutam incansavelmente estão fazendo a transformação do Centro.

 

O Futuro

 

No início de 2021 as obras serão concluídas, assim como outros projetos implantados ou aperfeiçoados no Cepaer, tornando-o mais dinâmico e dando o retorno que os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul merecem.

 

“A Semagro nos orienta para que o Cepaer se torne um centro permanente de transferência de tecnologia para os agricultores de MS, por isso estamos trabalhando nesse sentido, de modo que nossos técnicos e produtores possam recorrer e terem respostas fundamentadas, no momento da tomada de decisão em favor de seus sistemas produtivos”, comentou o Diretor Executivo Fernando Nascimento.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO