Mais de 450 pessoas participam do 3º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS

O desenvolvimento da suinocultura e o empreendedorismo do agro em Mato Grosso do Sul, foram os temas destacados pelo vice-presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luís Alberto Moraes Novaes, durante a cerimônia de abertura do 3º Fórum de Suinocultura de MS, realizado nessa sexta-feira (17), na programação da Expoagro 2019.

 

O encontro, promovido pela Asumas – Associação de Suinocultores Sul-mato-grossenses, em parceria com o Sistema Famasul, contou com a presença de mais de 450 pessoas. “Mato Grosso do Sul é o 7º maior produtor do Brasil e em um ano, a produção cresceu 18%, mostrando o potencial produtivo dessa cadeia produtiva”.

 

Em seguida Novaes deu ênfase aos resultados do Granja Plus, programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS. “A iniciativa que cria um bom ambiente de produção para os suinocultores do estado atende, no estado, 107 produtores, sendo que 48 estão na Grande Dourados”.

 

O anfitrião da iniciativa, presidente da Asumas, Alessandro Boigues, agradeceu a participação dos produtores e da importância do compartilhamento de conhecimento. “Tem muitas pessoas olhando para o nosso setor que precisa se fortalecer e para isso a união entre as instituições é fundamental”.

 

Em seu discurso, o deputado federal, presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, José Carlos Schiavinato, afirmou: “Precisamos fortalecer o produtor rural. A missão fantástica do produtor rural é cuidar da sua propriedade por inteiro”.

 

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos produtores. “A iniciativa traz uma série de excelentes palestras”.

 

O deputado estadual de Santa Catarina e também presidente da Frente Parlamentar de Suinocultura do estado, Altair Santos, acrescentou em seu discurso, a importância da cadeia produtiva. “O Brasil já tem três plantas habilitadas para exportar para China e 78 por habilitar. Isso é uma grande oportunidade!”.

 

O deputado estadual, Renato Câmara, falou do desenvolvimento do agro e dos desafios do setor. “Da porteira para dentro, nós somos bons”. O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, acrescentou:“ A casa cheia é o retrato da nossa suinocultura e do trabalho profissional que a Asumas faz”.

 

Granja Plus – A analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, apresentou as potencialidades da suinocultura e a importância da gestão nas propriedades rurais. Durante sua palestra, ela mostrou cases de produtores rurais que tiveram suas vidas transformadas após o Granja Plus. “A iniciativa começou visitando os produtores, para conhecer as reais necessidades do produtor. O que verificamos é que são medidas relativamente simples e que fazem toda a diferença nas propriedades e isso é muito motivador. É uma verdadeira transformação do meio rural”.

 

A iniciativa, segundo explicou Fernanda, começa com a consultoria, avaliação das melhorias. “O objetivo é a melhoria contínua das granjas de aves e suínos e no auxílio à legislação e na gestão do empreendimento”.

 

O evento contou com a presença do diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni; do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; do presidente do Sindicato Rural de Itapoã, Otávio Vieira de Mello; o presidente da Avimasul, Adroaldo Hoffmann e o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta.