Girolando de Mato Grosso do Sul é destaque no primeiro julgamento oficial de 1/4 em Uberaba

A 2ª Exposição Interestadual de Girolando – Circuito Megaleite 2018/2019 – Etapa Uberaba marcou uma nova fase para a raça Girolando nas pistas. O evento, realizado de 18 a 23 de fevereiro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba/MG, teve a estreia nos julgamentos da composição racial CCG 1/4 Hol + 3/4 Gir, considerada muito importante para a formação do Girolando, pois as fêmeas são usadas para produzir animais 5/8 e P/S, ou seja, a raça propriamente dita.

 

Participaram 34 exemplares que foram julgados pelos jurados Euclides Prata, Fernando Boaventura, José Renes, Juscelino Ferreira e Limirio Bizinotto. Essa era uma reivindicação antiga dos criadores que pode a vir fazer parte do próximo ranking de exposições. “Durante a Interestadual, fizemos um projeto piloto e a aceitação por parte dos criadores foi muito boa. Agora, o projeto passará por análise do Conselho Deliberativo Técnico e, se aprovado, já valerá para as exposições do Ranking 2019/2020”, informa Leandro Paiva, superintendente Técnico da Girolando, que ministrou palestra sobre a composição racial, no dia 21 de fevereiro, no Parque Fernando Costa.

 

E a Grande Campeã e melhor úbere da Mostra Oficial foi ALÍCIA RADAR DLS PANTANAL, do Girolando DLS Pantanal, propriedade de Denilson L. de Souza, de Terenos.

 

Alícia Radar já havia se destacado na raça por ter sido recordista nacional em torneio leiteiro, na categoria novilha 1/4, durante a FEILEITE-SP/2012.

 

A Terceira Melhor Vaca e Reservada Melhor Úbere 1/4, PRINCESA FIV SANSÃO DLS PANTANAL, também é do Girolando DLS Pantanal, que se consagrou melhor criador e melhor expositor na Mostra.

 

Além desses títulos no 1/4, o criatório sul-mato-grossense conquistou o campeonato de melhor fêmea jovem CCG 1/2 sangue, com BABALU FIV TEATRO DLS PANTANAL, que já havia sido melhor fêmea jovem na EXPOMS/2018 e na EXPOCAM/2018.

 

 

Fonte: Acrissul

MS, BRASIL E MUNDO