Matriz da Embrapa recebe prêmio de excelência em feira de genética

Pela segunda vez, uma matriz da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  – Embrapa recebe o prêmio de excelência “Cláudio Sabino de Carvalho”, durante a ExpoGenética, realizada em Uberaba (MG) pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Ideologia, nome dado ao animal, integra o rebanho Nelore PO (Puro de Origem) da Empresa e tem a genética no DNA. Ela é filha de Descoberta, vencedora em 2014, e neta materna de um provador do Instituto de Zootecnia (IZ). Nesta 7ª edição do prêmio, Ideologia concorreu com um rebanho apto de 4.202 animais.

 

O prêmio Cláudio Sabino tem como objetivo homenagear as matrizes com melhor histórico reprodutivo nos últimos anos. Entre os critérios para concorrer estão a idade entre 5 e 10 anos, ter pelo menos quatro crias, idade ao primeiro parte igual ou inferior a 36 meses, intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias e avaliação genética positiva. Ideologia apresentou 102,0 em índice de produtividade total. “Acima de 100 já é um alto índice de eficiencia reprodutiva e habilidade materna”, afirma Ismar Carneiro, gerente de provas zooténicas da ABCZ. Ele comenta que ao longo desses sete anos é perceptível a evolução da superioridade genética dos animais, que forma um banco de dados de Norte a Sul do País.

 

“O valor disso é mostrar que a Embrapa com seu rebanho de seleção Nelore PO desenvolveu um sistema que pode ser utilizado pelo criador. Não é a premiação da Ideologia em si, é uma pequena fotografia de um sistema simples, sem adoção de grandes tecnologias de melhoramento, que possibilita obter resultados promissores”, afirma o melhorista Luiz Otávio Campos da Silva. Além da mãe, três de suas cinco crias aguardam o certificado de superioridade genética do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ-ABCZ), o que ratifica a  genética empregada e a metodologia adotada no plantel, na qual os touros são melhoradores e as fêmeas parem uma vez ao ano, “há três anos estabelecemos que não há chances para falhar”.

 

Na fazenda Modelo da Empresa, em Campo Grande (MS) onde a vaca é criada, o tratamento é 100% a pasto, com suplementação de sal mineral somente, como o restante das matrizes, sob os cuidados de quatro assistentes de campo e dois médicos-veterinários. O animal é funcional, em relação a carcaça, tamanho, pigmentação e aprumos e, de fato, os principais diferenciais são o intervalo entre partos menor que 12 meses, mantendo-se a cada estação de monta, e as progênies de qualidade. Ideologia, com registro genealógico BRGC1035, chegou à feira com sua quinta cria ao pé, na companhia de mais 11 vacas do rebanho aptas a concorrer,  fortalecendo o conceito de rebanho melhorado.

 

A Unidade atua em melhoramento genético animal desde 1977 e foi, ao lado da ABCZ, pioneira na criação e no lançamento de sumários de touros, em 84. Os primeiros projetos de pesquisa conduzidos foram nas linhas de cruzamentos entre raças e seleção. Com os anos, os estudos incorporaram o uso de DEPs (Diferença Esperada na Progênie), índices de seleção econômicos, metodologias genético-estatísticas para avaliação genética, genética molecular, genômica no processo de seleção e outras possibilidades em busca da produção de carne de qualidade.

 

Para esta edição da Expogenética, a comissão foi formada pelos técnicos de campo da Associação, Francisco Carlos Velasco, Célio Arantes Hain, João Eduardo Ferreira Assumpção.

 

Fonte: Embrapa Gado de Corte

Foto:Marcos Costa

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO