Região dos chapadões de MS dá início à colheita do algodão modalidade safra

Em Mato Grosso do Sul, nesta safra 2017/18 foi plantada área de 30.450 hectares de algodão, dos quais já foram colhidos 1.610 hectares na modalidade safra, na região sul do estado, com boa produtividade na maioria das áreas colhidas.

 

Nesta semana, final de maio e início de junho iniciou-se a colheita na região norte/nordeste do estado, em uma das fazendas do Grupo JCN, em Chapadão do Sul.

 

Segundo os técnicos do Programa Fitossanitário da Ampasul, Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão, a perspectiva é de boa produtividade nas propriedades da região que compreende os municípios de Chapadão do Sul, Costa Rica e Alcinópolis.

 

Até o momento o clima favoreceu a cultura, que está na fase final de maturação dos frutos e abertura dos capulhos no algodão modalidade safra. Segundo levantamento de campo realizado pela AMPASUL, uma propriedade já começou a colheita, mas a maioria das propriedades começa a fazer a desfolha do algodoeiro nessa primeira quinzena junho, concentrando a colheita para final de junho e durante os meses de julho e agosto.

 

Segundo o o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Busato, No Brasil a expectativa é de uma produção de 2 milhões de toneladas de pluma na safra 2017/2018, alta de 20,7% ante a temporada anterior é um recorde para a cultura. “Estamos comemorando o segundo ano consecutivo de encontro de bons preços e produção, o que não é comum”, concluiu o vice-presidente Júlio Busato.

 

Em Mato Grosso do Sul a Ampasul vem desenvolvendo trabalho de difusão da cultura do algodão no sul do Estado, diante de variedades adequadas, do trabalho de experimentos e das técnicas já comprovadas para a contenção e controle do bicudo. Aquela região já foi importante produtora do fio natural e a expectativa é que volte a produzir.

 

Fonte: AMPASUL (Norbertino Angeli)

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO