Técnicos da Agraer são capacitados em reprodução de bovinos leiteiros pela Anater

 Extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participam do curso “Reprodução de Bovinos Leiteiros”, da Anater – Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. A capacitação iniciada na segunda-feira (5) segue até hoje (8), na Embrapa Gado de Corte, na Capital, das 8h às 17h.
“O curso faz parte do programa de formação continuada da Anater com a proposta de aprimorar a qualidade da assistência técnica prestada aos agricultores familiares pelo País. A Agraer demonstrou interesse em participar desse projeto e para isso cada instituição envolvida deu sua contribuição para efetivá-la”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.
Inicialmente, a meta da Anater estabelecida para este ano foi de formar 5.300 extensionistas, sendo 5.000 agentes e 300 gestores de todas as unidades da Federação. O objetivo do programa de formação continuada é qualificar os técnicos com intuito de ampliar a abrangência e melhorar a qualidade da assistência técnica prestada aos produtores rurais.
“Foi feito um protocolo de cooperação com Mato Grosso do Sul para que os cursos fossem realizados. Ainda há, no Estado, mais dois cursos programados para este mês. Na próxima semana, estarei, em Dourados, no curso sobre técnicas em horticultura. Em seguida, haverá outro de bovinocultura de leite [Campo Grande]”, explica o consultor da Anater, Rafael Pinzón, que está no Estado para acompanhar as atividades.
Nesta semana, na Embrapa Gado de Corte, os técnicos estão aprendendo e, também, revendo aspectos por eles já conhecidos. Um ponto abordado dentro do curso é a importância do manejo adequado do rebanho para ter bons resultados dentro da técnica de inseminação artificial em bovinos.
“Presto assistência técnica a 30 agricultores familiares entre produtores tradicionais e assentados do Estrela Campo Grande e Estrela Jaraguari. Posso afirmar que ainda é baixo o uso de tecnologias para melhoramento do rebanho. Então, o curso é oportuno para repensar em estratégias de como auxiliar esses produtores”, disse o médico veterinário da Agraer, Clóvis Ramos.
Com 32 horas de duração, o curso terá duas aulas práticas com os aparelhos de ultrassonografia da Agraer. Novos, os dois equipamentos, avaliados em R$ 28 mil, foram adquiridos pela instituição em julho deste ano. “Foi fruto de uma emenda parlamentar do ex-deputado Biffi. Vamos ministrar uma aula prática, amanhã, aqui, na Embrapa e outra na fazenda Vô Delvo, saída para Rochedo”, informou o médico veterinário Arnaldo Santiago Filho.
Governo Federal 
Criada em 2014, a Anater funciona como um serviço social autônomo, nos moldes do Sistema “S”. À instituição cabe executar políticas públicas, no País, nas áreas de extensão rural para aumentar a produtividade, melhorar a renda no meio rural e promover o desenvolvimento sustentável no campo.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO