Agronegócio: UFGD sediará 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, em 2020

Daqui a exatamente um ano, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) receberá um importante evento do agronegócio brasileiro, o 17º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha.

 

Para planejar os últimos detalhes e iniciar a organização, representantes da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação estão na UFGD em diálogo com professores pesquisadores da área de Ciências Agrárias.

 

A expectativa é que o evento receba centenas de produtores rurais e profissionais da área de produção agrícola. Na pré-programação. estão previstos dois dias de palestras no auditório da UFGD, uma área de exposição de máquinas e implementos agrícolas com a participação de mais de 40 empresas, e um dia de campo na Fazenda Experimental da UFGD onde os produtores poderão conferir ao vivo os resultados das pesquisas realizadas com o uso de técnicas de plantio direto.

 

O professor Luiz Carlos Ferreira de Souza, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA/UFGD), trabalha há mais de 20 anos pesquisando os benefícios e desafios do sistema de plantio direto. Desde 2015, Luiz Carlos orienta pesquisas em uma área experimental onde alterna o plantio de soja e milho com outros 10 cultivares, de oleaginosas e gramíneas. De acordo com o professor, a pesquisa vem demonstrando que há grandes benefícios em realizar a rotação de culturas e o plantio direto, com aumentos de produtividade de até 500% em relação às áreas onde não se pratica rotação e plantio na palha.

 

Jônadan Hsuan Min Ma, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, explica que este encontro nacional é realizado a cada dois anos, e a escolha pela cidade de Dourados se deve a um conjunto de fatores. “O Mato Grosso do Sul é um dos estados mais importantes na produção do agronegócio nacional, e aqui foi onde se iniciou o sistema de plantio direto no Brasil. No entanto, mais do que um evento para homenagear as origens do SPD, estamos trabalhando em um encontro voltado para o agronegócio do futuro: o sistema de plantio direto é a tecnologia base para uma agricultura sustentável, tanto do ponto de vista econômico como de preservação da qualidade do solo”, afirma Jônadan.

 

FCA recebe Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação
Presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Jônada Hsuan Min Ma apresentou a pré-programação para equipe que fará parte da Comissão Técnico-Científica do evento.