Com um ano de Assistência Técnica e Gerencial, casal quintuplica produção de leite

Em um ano de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS em Bovinocultura de Leite, Edilene Bitencourt e o marido Antônio Moura, de Guia Lopes da Laguna, aumentaram em 5 vezes a produção de leite da propriedade. Reforma de pastagem e manejo nutricional e sanitário adequado foram alguns dos passos que contribuíram para o resultado.

 

“Estamos com ATeG há pouco mais de 1 ano. Conhecemos o Senar com os cursos realizados por meio do Sindicato Rural e estamos melhorando aos poucos. Começamos com 60 litros por dia, e já chegamos a 300 litros. Nesse tempo fizemos a reforma de 15 hectares de pastagem e a meta agora é trabalhar em mais 22 hectares”, projeta Edilene.

 

“Conseguimos ‘arrumar a terra’, porque nem sabíamos que precisava de adubo para corrigir o solo”, lembra.

 

Além da recuperação de pastagem, as orientações técnicas sobre bem-estar, manejo nutricional, sanitário e reprodutivo dos animais foram fundamentais para os excelentes resultados obtidos.

 

A propriedade possui 105 animais alocados em 30 hectares destinados à produção leiteira. “Estamos avançando, com o foco também em genética do gado, para produzir cada vez mais leite. Eu já formei uma filha e estou mandando outra para a faculdade, tudo com a nossa produção. Espero continuar com o incentivo e apoio do Senar, porque tudo isso está nos acrescentando. Agradeço muito!”, finaliza Edilene.

 

Transformando Vidas

 

Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e se inspire em outros depoimentos.

 

No site e redes sociais, você confere outras notícias sobre Bovinocultura de Leite, seja na editoria ‘Mercado Agropecuário’, na de ‘Educação no Campo’, ou na mais recente edição do Boletim da Casa Rural.

 

Fonte: Famasul

Destaques