Programa “Mais Pecuária Brasil” abre cadastro para inseminação bovina gratuita

O município de Aquidauana foi contemplado com o programa “Mais Pecuária Brasil”, que oferece aos produtores de Aquidauana gratuitamente um benefício do rebanho com melhoramento genético através de inseminação artificial, com melhor controle de nascimento, beneficiamento para os produtores de gado de leite e de corte, bem como, ajuda a aumentar a produtividade dos produtos de origem animal.

O programa terá a duração de quatro anos e o lançamento nacional aconteceu no dia 04/05. Participaram do evento de lançamento a secretária de Produção de Aquidauana, Naiara Nogueira Arguelo e os representantes da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER), a Alta Genetics que é uma empresa de melhoramento genético bovino.

A reunião de lançamento teve como objetivo alinhar com os municípios participantes as ações a serem desenvolvidas na execução do programa e os protocolos a serem seguidos. A responsável pela execução do projeto em Aquidauana será a médica veterinária da Secretaria Municipal de Produção, Yula Queiroz.
CADASTRO ABERTO

Em breve, o programa estará operando no município e para participar os produtores interessados precisam fazer um cadastro na Secretaria Municipal de Produção e conhecerem as exigências e critérios do programa.

Os produtores que quiserem participar do programa, que é gratuito, devem procurar a Secretaria de Produção de Aquidauana que fica localizada na rua Giovani Toscano de Brito, n° 2765, bairro Santa Terezinha (ao lado CAPS); telefone 3241-5874.

O programa funciona por meio de cooperação técnica firmada entre as diversas secretarias de agricultura e agropecuária dos Estados e municípios.

“Apresentamos ao prefeito Odilon Ribeiro o programa, fizemos uma análise conjunta e ele fez a adesão do município. Com essa adesão, os nossos produtores rurais que atenderem aos critérios do programa, poderão ser contemplados e usufruir da tecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)”, explicou a secretária Naiara Nogueira.

Após o cadastro e a seleção das propriedades, são gerados os protocolos para as inseminações e as futuras prenhezes dos rebanhos. Em um período de 4 anos, serão entregues centenas de doses de sêmens às pequenas propriedades cadastradas.

Os pequenos produtores que participarem do programa precisarão atender aos requisitos exigidos para a seleção, como, por exemplo, as condições sanitárias e os cuidados relacionados à nutrição do rebanho, estrutura e score corporal das vacas, o estado geral de saúde do rebanho e o seu manejo e, claro, a vacinação de todo o plantel.
O PROGRAMA MAIS PECUÁRIA BRASIL 

O programa Mais Pecuária Brasil influenciará diretamente em todos os dados zootécnicos e, automaticamente, refletirá na melhoria qualidade de vida dos produtores de Aquidauana e no melhoramento genético do bovinos do município.

A tecnologia implantada pelo programa é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que auxiliará na diminuição do intervalo entre partos e no aumento da lucratividade da pecuária, principalmente, por ter custo zero para o produtor.

O Mais Pecuária Brasil é uma verdadeira revolução genética no campo, tanto para o crescimento socioeconômico dos pecuaristas agro familiares, como, também, para toda a cadeia produtiva da bovinocultura nacional.

Destaques