2ª safra de milho de 2019/2020 tem 100% da área plantada e chega a 1,97 milhão de hectares

Em Mato Grosso do Sul, até o dia 3 de abril, a 2ª safra de milho de 2019/2020 já estava com 100% da área plantada. Os dados são do Boletim do SIGA/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) divulgado ontem (7). De acordo com o levantamento (clique aqui para fazer o download), a área plantada desta safra milho, até a última sexta-feira (3), era de aproximadamente 1,977 milhão de hectares. Em comparação aos dados da safra anterior (2018/2019), a redução estimada é de 9,02%, passando de 2,173 milhões para 1,977 milhão de hectares de área plantada.

 

O Siga/MS é uma parceria entre a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a Famasul (Federação da Agricultura de MS) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado). O acompanhamento do boletim está sendo feito pelo Comitê de Gestão e Monitoramento das Ações da Semagro junto ao setor produtivo. No boletim, as principais informações levantadas referem-se à incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, conjuntura do estado, clima, evolução da colheita da soja e plantio do milho 2ª safra dentre outras informações

 

“Estamos acompanhando a evolução do plantio do milho e as condições climáticas nas regiões de cultivo no Estado. Também temos trabalhado no sentido de garantir as condições logísticas no Estado para o escoamento da nossa safra recorde de soja até os portos. Esse tem sido o nosso foco nesse período de medidas mais efetivas de combate ao coronavirus”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

 

Com relação à soja, a colheita já foi praticamente concluída. A área plantada chegou a 3,389 milhões de hectares, resultado 13,76% maior em relação à safra 2018/2019 e estimativa de colheita de 11,328 milhões de toneladas de soja – produtividade média é de 55,7 sacas por hectare.

MS, BRASIL E MUNDO