Iagro emite nota sobre casos de suspeita de mormo em Mato Grosso do Sul; veja

O Mormo é uma doença infectocontagiosa dos equídeos (muares, asininos e equinos), causada pela bactéria Burkholderia mallei, que pode ser transmitida ao homem e eventualmente a outros animais. Os equídeos podem apresentar, dentre outros sintomas clínicos, febre, descargas nasais mucopurulentas (catarro), presença de nódulos subcutâneos e pneumonia.

 

A doença é de Notificação Obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial, conforme a Instrução Normativa/MAPA nº 50 de 24/09/13 e toda suspeita de Mormo deve ser notificada à IAGRO para atendimento conforme a Instrução Normativa/ MAPA nº 06 de 16/01/18.  As medidas adotadas nas suspeitas incluem a interdição da propriedade e/ou unidade epidemiológica e realização do exame confirmatório, pela técnica de Western Blotting (WB), no laboratório oficial do MAPA. Caso o animal seja confirmado positivo, outras medidas são adotadas no foco como: eutanásia do animal, realização de testes de diagnóstico no restante do plantel e investigação de vínculos epidemiológicos.

 

Informamos que entre os anos de 2015 e 2018, foram registradas 247 notificações de suspeita no MS sendo que destas a doença foi confirmada em 26 propriedades e os focos encontram-se saneados. Em 2019, até o presente momento, tivemos 16 notificações de suspeitas em diversos municípios, sendo que 12 estão encerradas, 04 estão aguardando o resultado do WB, nos municípios de Campo Grande e Rio Negro, e 01 foco foi confirmado no município de Aparecida do Taboado.

 

Em relação ao caso ocorrido no local que receberia evento de aglomeração dias 04 a 06/10 em Campo Grande, informamos que se trata ainda de uma suspeita e cujo exame confirmatório está em processamento. O cancelamento do referido evento foi em virtude da constatação técnica de que a unidade epidemiológica suspeita envolvia também o local da prova, sendo assim, essa medida foi adotada para salvaguardar outros equídeos que participariam do certame. Ressaltamos ainda que todas as ações da IAGRO estão baseadas em legislações normatizadas pelo MAPA e que a coordenação do PNSE na IAGRO está avaliando e monitorando todas as medidas.

 

Campo Grande, 09 de outubro de 2019

Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro)

Destaques