Algodão: força-tarefa visa minimizar riscos no uso de defensivos agrícolas

A Ampasul está realizando uma força-tarefa nas unidades produtoras de algodão, coordenada pela equipe de campo da associada para orientar e fornecer informações sobre as conformidades, padrões técnicos, operacionais e de segurança que envolvem as aplicações de defensivos agrícolas terrestres e aéreos.

 

A preocupação é em relação ao uso de defensivos agrícolas, envolvendo os trabalhadores rurais, a proteção ao meio ambiente, o manejo na preparação de caldas, a lavagem dos pulverizadores e aeronaves, entre outros assuntos que estão relacionados a adequação das propriedades para a correta aplicação de defensivos.

 

Outro  importante tema que necessita de muito cuidado, seguindo também corretamente a legislação, é em relação à utilização dos defensivos, de forma a reduzir os riscos ambientais, até a entrega das embalagens vazias na central de recebimento.

 

Criou a Ampasul um ckek List de perguntas que é distribuído às propriedades cadastradas, para utilizarem como avaliação do grau de conformidade nos quesitos relacionados ao uso e aplicação de defensivos. O objetivo é alertar as unidades de produção para adequarem-se ao cumprimento legal da legislação, prevenindo irregularidades e fiscalizações que poderão causar prejuízos aos produtores.

 

Essa ação especifica realizada em todo o Estado, pela Ampasul é um complemento aos demais trabalhos desenvolvidos periodicamente pela associada, que trata de forma mais completa e profunda esse assunto em todas as safras.

 

Fonte: Ampasul

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO