Avicultor busca excelência por meio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS

Produtor rural premiado pela indústria integradora de aves da qual faz parte, José Gilberto da Cunha, se credenciou e começou a receber a Assistência Técnica e Gerencial na cadeia da avicultura, do Senar/MS, em busca da excelência na produção. Com o trabalho, Cunha afirma que atingiu os objetivos melhorando principalmente a organização e limpeza dos aviários, localizados em Dourados – município a 230 km de Campo Grande.

“A iniciativa foi uma conquista da associação dos produtores e o Governo do Estado, para a gente melhorar a nossa produção de frangos. Antes do programa a nossa granja era organizada, mas tinha alguns detalhes que ela pecava. Fizemos o curso 5S. E junto com nossos colaboradores ela está mais organizada, melhor na parte da gestão, na organização, na limpeza. Está bem melhor que antes”, detalhou o produtor.

 

Há 30 anos produzindo aves, Cunha possui quatro granjas em Dourados que armazenam até 140 mil aves. “São frangos de 2,7 kg. Chegamos a 400 mil quilos de carne de frango em 40 dias. E tudo exportado”, contou.

 

E o programa do Senar/MS, conforme explica o produtor, chegou para melhorar ainda mais a produção. “Melhorou muito depois que a nossa técnica do Senar/MS começou a acompanhar. Limpeza, organização, autodisciplina na granja para manter tudo limpo e organizado. E ainda teve a parte gerencial. Antes a gente tinha o controle dos custos da produção, mas agora tem um acompanhamento melhor”, completou o produtor.

 

Os resultados são claros e visíveis na propriedade, tanto na granja, quanto nas planilhas de gestão. “Transformou nossas vidas, porque hoje a gente tem um controle mais eficiente da propriedade. Temos relatório e vamos ser acompanhados pelo Senar/MS por dois anos. Vamos saber para onde está indo nosso custo de produção e no final tudo isso deve ter um retorno financeiro”, concluiu.

 

Fonte: Famasul