Produtores do Rio Grande do Sul relatam prejuízos e perdas aos técnicos do Senar

 

Para acessar as propriedades rurais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, os técnicos do Senar usam carros, barcos e fazem longas caminhadas na tentativa de ouvir os relatos dos produtores sobre os prejuízos e o que precisam para voltar a produzir.

 

Depois de visitar os produtores, eles farão um diagnóstico individual baseado nas necessidades de cada produtor para definir a estratégia a ser feita para ajudar na recuperação da atividade. É o caso do técnico Roger Batista. Para ver de perto os estragos em uma propriedade de cem hectares localizada na Ilha do Araújo, em Triunfo, ele percorreu o rio Jacuí de barco com um produtor rural que perdeu toda sua produção.

 

O acesso à propriedade só foi possível com a trégua das chuvas. Mas o cenário no local é desolador, segundo relato do próprio técnico. “Não ficou nada. A estrutura foi toda levada e os produtores perderam tudo que havia na propriedade. A situação é muito triste. Estamos aqui para fazer o levantamento graças a essa ação que o Senar está proporcionando”, disse Batista.

 

Gerson, técnico do Senar, e produtor percorrem rio Jacuí para avaliar perdas em uma das propriedadesGerson, técnico do Senar, e produtor percorrem rio Jacuí para avaliar perdas em uma das propriedades

 

 

O pasto foi totalmente tomado pelo rio. Em outra parte da propriedade, a lama ainda cobre boa parte do solo. “O que não ficou debaixo d’água foi tomado por areia”, diz o produtor mostrando no celular como era sede da propriedade.

 

A visita técnica faz parte das ações emergenciais do SuperAção Agro Rio Grande do Sul, programa do Sistema CNA/Senar que está disponibilizando R$ 100 milhões em recursos para ajudar a recuperar a produção agropecuária no Estado.

 

 

A ida aos locais afetados pelas enchentes permitirá uma avaliação individualizada do tamanho das perdas e a realização de ações como análise de solo, entre outras para definir o tipo de auxílio.

 

Em outra propriedade do estado atingida pela chuva, o produtor Nacir e a esposa recebem a técnica de campo Graciele para mostrar os prejuízos após as enchentes. As perdas materiais incluem quatro hectares de parreira, pastagem, insumos, além de trator, carreto e até o carro. Os 30 animais do local ficaram sem comida. Também é possível ver os efeitos da erosão causada pela enxurrada da água.

 

Técnica conversa com o produtor Nacir e a esposa durante visitaTécnica conversa com o produtor Nacir e a esposa durante visita

 

 

Segundo o produtor rural, a técnica de campo do Senar foi a primeira pessoa que foi até o local depois das chuvas para levantar informações para uma avaliação dos danos na propriedade. Nesta semana, o Sistema CNA/Senar também intensificou as entregas de rolos de feno em propriedades rurais. Os lotes servirão para que os produtores rurais possam alimentar os animais depois das perdas de solo e de alimentação. Nas próximas semanas, estão previstas ações como limpeza de propriedades e análises de solo.

 

 

Fonte: CNA

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO