Sessão Geral da OIE, em Paris, reconhecerá RS e SC como zonas livres de peste suína clássica

 

ZeroUmRural

Ministra Kátia Abreu participa da  83ª Sessão Geral da OIE, em Paris (Foto:Antonio Araújo / Mapa)
Ministra Kátia Abreu participa da 83ª Sessão Geral da OIE, em Paris (Foto:Antonio Araújo / Mapa)

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participará da 83ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) neste domingo (24), em Paris (França). O encontro deste ano representa uma vitória ao governo brasileiro porque os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina serão reconhecidos como zonas livres da peste suína clássica pela organização.

A participação na Sessão Geral da OIE faz parte de uma série de compromissos que a ministra terá durante sua missão oficial a Paris, Bruxelas (Bélgica), Genebra (Suíça) e Londres (Inglaterra). Ela deixará Brasília nesta sexta-feira (22) e retornará em 31 de maio.

Neste domingo (24), Kátia Abreu vai se reunir pela manhã com o diretor-geral da OIE, Bernard Vallat, e com a diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Carissa Etienne. Está prevista para as 15h a abertura da Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados, durante a qual a ministra discursará.

Aos representantes dos cerca de 180 países membros, Kátia Abreu deverá apresentar as ações voltadas para segurança sanitária previstas no Plano de Defesa Agropecuária, lançado pela presidente Dilma Rousseff no último dia 6. Também será mencionado o reconhecimento internacional do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina como zonas livres da peste suína clássica e o trabalho realizado pelo Brasil para erradicar a febre aftosa.

Na segunda-feira (25), a Kátia Abreu terá uma reunião bilateral com a ministra da Agricultura da Lituânia, Virginija Baltraitiena. Em seguida, a comitiva brasileira se encontrará com o diretor-geral OIE, Bernard Vallat.

Na terça-feira (26), em Bruxelas, Kátia Abreu discursará durante sessão plenária do Comitê de Agricultura do Parlamento Europeu sobre o os desafios do agronegócio brasileiro. Ela ainda terá encontro bilaterial com o ministro da Agricultura da Bélgica, Willy Borsus para tratar de temas sanitários e de comércio.

A ministra também tratará de assuntos relacionados à defesa agropecuária e acesso a mercados na quarta-feira (27) com o Comissário Europeu para a Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, e com o Comissário Europeu para a Saúde e a Segurança de Agricultura, Vytenis Andriokaitis.

Em Genebra, na quinta-feira (28), Kátia Abreu terá encontro com os chefes das delegações dos BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul) e depois com o diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, embaixador Roberto Azevêdo.

A ministra chegou a Londres na sexta-feira (29) e fez uma palestra sobre sustentabilidade na agricultura no Chatham House, prestigioso centro de conhecimento britânico.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO