Produtores participam de reunião técnica em piscicultura

ZeroUmInforma/Agronegócios –  Na última semana, diversos produtores participaram de uma reunião técnica em piscicultura, no Centro de Múltiplo Uso de Deodápolis, com foco na diversificação da propriedade rural. A reunião ocorreu através de uma grande mobilização da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a Prefeitura Municipal.

Os dois profissionais Aaron Cirilo, diretor Municipal de Agricultura, e Douglas Pellin, engenheiro agrônomo (Agraer), estiveram à frente da mobilização que reuniu mais de 100 produtores interessados em desenvolver a piscicultura no município e região.

A reunião teve como objetivo incentivar e reanimar os produtores para a reorganização da piscicultura em Deodápolis. “Hoje o município é muito beneficiado pela sua topografia e micro bacias, dando uma boa aptidão para piscicultura em várias propriedades rurais sem desrespeitar as leis ambientais. Após um levantamento realizado pela nossa equipe elencamos que Deodápolis tem em torno de 282 hectares de lamina d’água contando com tanques escavados e lagos naturais. Isso gera uma produção de mais de 200 toneladas de peixes por ano” destacou Pellin.

O vice-prefeito Cicero Alexandre da Silva (Cicinho) destacou no evento o incentivo do poder publico municipal para a atividade. “Podem contar conosco para o avanço da piscicultura em nosso município. Estaremos disponibilizando maquinários para a reorganização deste setor em Deodápolis. Este é o compromisso que temos com os nossos produtores. Estamos aqui para fomentar a produção da agricultura familiar”.

O coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni, destacou o trabalho dos técnicos de Deodápolis. “Hoje o Estado importa cerca de 80% de pescado de outros estados. Esta é uma ótima oportunidade para crescermos na piscicultura, observando bem a preferência de cada mercado consumidor. A Agraer por ser uma empresa publica, está à disposição para qualquer interesse nessa atividade” destacou Polloni.

“Com o incentivo previsto do governo, em relação a nossa demanda por uma escavadeira hidráulica, com certeza esse valor de lamina d’água irá multiplicar-se em pouco tempo, pois hoje já são mais de 80 produtores cadastrados na nossa demanda municipal de piscicultura. E com abatedouros e frigoríficos, próximos ao município, com o SIE [Selo de Inspeção Estadual] e o SIF [Selo de Inspeção Federal] com certeza o produtor que tiver demanda de peixes terá onde vender”, disse Pellin.

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), neste ano de 2017, liberou as propriedades rurais a possuírem até cinco hectares de lâmina d’água sem licença ambiental, mas que precisam emitirem a DAE (Declaração Ambiental Eletrônica) para que o governo do Estado tenha um controle.

Atitude que dará mais oportunidades para aqueles produtores que já estão na atividade e pretendem ampliar sua área e, consequentemente, o aumento de investimento e retorno em renda. O diretor de Agricultura Aaron Cirilo reforçou a ideia das associações que já estão firmadas em Deodápolis. “Temos associações na nona e décima nona e já foram criadas, agora, as associações da décima terceira e décima sexta linha. Com esta distribuição, viabilizada pelo prefeito Valdir Sartor, acredito que desafogará a prefeitura e o CMDR [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural], o que trará auxilio aos produtores com maquinários. Fica aqui o convite para que todos participem gratuitamente de um curso de associativismo que será realizado no Sindicato Rural em breve”.

Mais no zerouminforma.com.br

Destaques