Agricultores do Itamarati participam da palestra sobre a cultura do maracujá

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu no assentamento Itamarati, no município de Ponta Porã, uma reunião sobre a cultura do maracujá.

 

Os palestrantes convidados para o encontro foram os pesquisadores da Cepaer – Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer, Olita Salati e Rogério Franchini, sob coordenação do técnico Gilberto Rodrigues.

 

Cultivo de maracujá azedo, os diferentes tipos de cultivares e as que mais se adaptam ao clima da região, bem como o controle de doenças, especialmente, as viroses, foram assuntos abordados durante a palestra.

 

Olita explicou as técnicas de cultivo e combate a pragas e doenças, os métodos de convivência com virose, a formação de mudas altas de até 1,20 m dentro de telados para depois levar a planta ao campo. “Hoje, o vírus que causa o endurecimento dos frutos transmitidos por várias espécies de pulgão é a principal causa da queda da produção e a inviabilidade dos frutos causando endurecimento e má formação”, garantiu.

 

O evento contou com a presença de diversos agricultores associados da Cooperai – Cooperativa Dos Produtores Do Assentamento Itamarati. “A palestra foi de grande importância a todos nós e desde já sinalizo que há um trabalho para que se tenha um bom cultivo na região e, futuramente, a entrega de produtos nas imediações em especial nas indústrias de sucos”, disse Antônio Coinete.

Destaques