Em Minas Gerais, produtora de café orgânico dá exemplo de liderança em cooperativa

Aos 47 anos, Vânia Lúcia Pereira da Silva resume em uma palavra o sentimento que tem ao olhar para sua trajetória como agricultora orgânica: gratidão. Produtora de café orgânico feminino, uma das linhas de café da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (COOPFAM), Vânia está envolvida com o trabalho da cooperativa desde a época em que a entidade era a Associação dos Pequenos Produtores de Poço Fundo (MG).

 

Inicialmente, seu envolvimento se deu por ser esposa de cooperado. Mas depois Vânia acabou se tornando uma das pioneiras da organização do grupo de mulheres organizado na Cooperativa.

 

Trajetória

 

Logo que começou a participar das assembleias e outros espaços da Cooperativa junto ao esposo, Vânia conheceu várias mulheres que iniciaram um processo de articulação e união. Da aproximação feminina, elas tomaram conhecimento de que havia uma oportunidade de mercado para o café que elas produziam.

 

E do envolvimento com o café as mulheres passaram a se articular e a promover espaços de conversas e trocas de experiências da cultura cafeeira. Até o nome do Grupo foi decidido coletivamente a partir da realidade local das mulheres da cooperativa. O grupo se chama Mulheres Organizadas Buscando Independência (MOBI).

 

A partir daí, as mulheres fizeram vários cursos, desde produção de doces até gestão. Elas foram se reunindo para buscar mais espaços de participação na cooperativa. Houve a percepção de que o grupo era importante para a cooperativa. Logo as mulheres começaram a buscar seus espaços nas práticas e lideranças e passaram a participar mais das assembleias e reuniões, ainda que sem direito ao voto. O voto foi conquistado após uma ação coletiva, quando uma das companheiras perdeu seu esposo e teve que assumir a propriedade sozinha.

 

A partir da compra das cotas parte entre as mulheres, o Grupo MOBI se desenvolveu.  Vânia fez parte deste processo de construção coletiva. Primeiro, ela ocupou um dos espaços de coordenação da Rede Orgânicos Sul de Minas com o projeto das rosas orgânicas. Dentro da COOPFAM, ela foi indicada para a chapa da diretoria em 2016, pelo grupo MOBI para concorrer à diretoria. Foi uma surpresa para a Vânia quando ela esteve restrita ao grupo menor indicado para votação para diretoria.

 

Logo que foi indicada para a diretoria, chegou a hora das mulheres estarem mais presentes em espaços de decisões da cooperativa. Após pensar e conversar com a família, Vânia ganhou forças para aceitar a chapa montada. Desde então, Vânia passou a atua na gestão participativa da COOPFAM.

 

Fonte: MAPA

Destaques