Semagro e Agraer entregam veículos para cooperativa de crédito da agricultura familiar

A Cresol (Cooperativa de Crédito Rural) recebeu dois veículos via cedência da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para fomentar as atividades em Mato Grosso do Sul.

 

Com 1,5 mil associados no Estado, a Cresol tem sede em Glória de Dourados há quatro anos e no dia 23 de janeiro inaugura a unidade de atendimento em Ivinhema. O diretor-presidente da Cresol/MS, Olácio Komori explica que a cooperativa tem planos de expandir as atividades de fomento à agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

 

Os veículos foram adquiridos via emenda parlamentar operacionalizada pelo Governo do Estado, que tem um convênio desde 2006 com a Cresol para assegurar assistência técnica ao produtor rural que tomar crédito junto a Cooperativa. “Somos uma cooperativa com DNA na Agricultura Familiar e esse é o nosso foco, mesmo podendo atender outros produtores”, explica Olácio.

 

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck explica que recentemente a Cresol foi habilitada para utilizar recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e o Governo do Estado tem trabalho de maneira intensa para destinar recursos para a agricultura familiar.

 

“Esse ano temos R$ 1 bilhão destinado do FCO para as cooperativas, onde são credenciados Sicob, Sicredi e Cresol, mas ainda aguardamos uma alteração legislativa. Dentro do apoio à agricultura familiar no MS, estamos viabilizando linhas de crédito bastante efetivas e MS tem uma meta de ampliar o apoio ao Pronaf, que nos últimos anos tem praticamente ficado estável e a ideia é ter aumento de 30% em 2020 e a Cresol é um dos elementos que trabalha com essa área”, destaca.

Destaques