Itaquiraí assina termo e terá Central de Comercialização de produtos da agricultura familiar

Itaquiraí será o próximo município de Mato Grosso do Sul a ter uma Central de Comercialização de produtos da agricultura familiar. O termo de acordo para construção foi assinado na última  quarta-feira (05) pelo secretário Jaime Veruck, titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o prefeito Ricardo Fávaro Neto.

Responsável pela obra, o diretor-presidente da Agesul (Agencia Estadual de Gestão de Empreendimentos), Luis Roberto Martins de Araujo também assinou o documento. O termo de acordo tem vigência de 24 meses e o investimento será proveniente dos recursos do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado) administrado pela Semagro.

O secretário Jaime Verruck, da Semagro, explica que as centrais de comercialização fazem parte de uma estratégia do governo do Estado para potencializar a agricultura familiar. “As centrais de comercialização formam uma rede espalhada por todo o Estado. São locais em que a população pode adquirir produtos de qualidade, com selo de garantia, inspeção técnica e toda segurança necessária diretamente dos pequenos produtores”.

O prefeito Ricardo Fávaro Neto destacou que Itaquiraí é o terceiro maior município do Estado em número de assentados. “A agricultura familiar é a matriz econômica da nossa cidade e essa ação do Governo do Estado vai dar aos produtores melhores condições de comercializar seus produtos. E um momento de muita alegria”.

Na primeira fase do projeto, a Semagro instalou 10 centrais de comercialização, nos municípios de Sonora, Anastácio, Amambai, Terenos, Rio Brilhante, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Batayporã, Mundo Novo e Aral Moreira. Ao todo, o governo está investiu R$ 5 milhões no projeto, recursos do Fadefe, administrado pela Semagro.

 

FONTE: SEMAGRO MS

Destaques