Agroindústria Familiar, em Sidrolândia, aumenta produção mesmo em tempos de pandemia

Em meados do ano de 2018, o produtor Altair Alves Ferreira, lote 224, do Assentamento Alambari CUT, em Sidrolândia-MS, procurou a Agraer demandando orientações acerca da implantação de uma agroindústria de rapadura na sua propriedade. O produtor e sua esposa produziam e comercializavam na informalidade o produto, que era muito apreciado e elogiado pelos seus clientes.

 

Em setembro de 2018, os servidores da Agraer Maria Clara Meurer e José Ivaldo levaram o casal Altair e Lourdes para conhecer uma agroindústria de derivados da cana-de-açúcar no município de Itaporã, no distrito de Santa Terezinha, onde viram a estrutura de uma agroindústria, o processo de operacionalização da mesma, inclusive trocaram experiências com os gestores acerca do processamento da cana-de-açúcar e dos canais de comercialização, que garantiam o escoamento da produção.

 

A equipe da Agraer elaborou uma planta baixa e orientou os produtores no processo de implantação da agroindústria, além de mediar junto à equipe de Vigilância Sanitária do Município, que também passou a fiscalizar o empreendimento.

 

Em 2019, com recursos próprios, a família concluiu a obra da agroindústria e após a Vigilância Sanitária emitir o alvará, a servidora Maria Clara realizou o cadastramento do empreendimento no Programa Prove, junto ao Setor de Agroindústria da Agraer, pelo qual foi possível a confecção do rótulo, com código de barras e a inscrição na Agenfa, para que o empreendimento usufruísse do benefício tributário.

 

Hoje, o município de Sidrolândia, conta com a sua primeira agroindústria de rapadura de cana-de-açúcar, denominada Três Ipês. E, devido à grande demanda por parte de seus clientes, o casal passou a produzir também rapadura de cana-de-açúcar com amendoim e mamão, ampliando seu leque de produtos e agregando valor. A Agraer confeccionou mais dois códigos de barras para esses novos produtos, através da Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento – GDAA, por intermédio da servidora Laura Giordano.

 

O Programa Prove tem atualmente 107 cadastros ativos. Essas agroindústrias familiares agregam renda para essas famílias, geram postos de trabalho e entregam produtos de qualidade à população.

 

“O Secretário Jaime Verruck da Semagro orientou a realização de um estudo para reformular o Programa, e estamos finalizando, de tal forma que possamos beneficiar mais produtores, dinamizar a economia local e oportunizar mais alternativas de mercado para seus produtos. Em breve, estaremos apresentando à Semagro algumas sugestões”, conclui o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.

 

Fonte: Agraer

Destaques