Iagro e CREA firmam acordo técnico para controle e uso correto de agrotóxicos

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS) assinou Termo de Acordo de Cooperação Técnico Científico com o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS) para a intensificar as ações de conscientização sobre o uso correto e seguro de agrotóxico, além do descarte correto das embalagens e sobras de produto.

 

A união de esforços visa a otimização das atividades desenvolvidas pelas instituições conveniadas, com o compartilhamento de informações técnicas e profissionais, apoio mútuo nas áreas de fiscalizações, do exercício profissional e em inspeção e defesa sanitária vegetal, e na atualização e alterações das legislações e normativas atinentes, visando à promoção de uso correto e seguro de agrotóxicos, boas práticas agrícolas, segurança alimentar e proteção ambiental.

 

Neste Acordo, as responsabilidades da Iagro são o fornecimento da base de dados atualizada de produtos agrotóxicos, acesso ao módulo de revenda e controle de agrotóxicos, a disponibilização de Fiscais Estaduais Agropecuários e equipe de TI para desenvolvimento das atividades junto ao sistema e-Saniagro.O CREA-MS se comprometeu com o fornecimento da base de dados atualizada de profissionais com atribuições para a emissão de Receituário Agronômico, com a realização do controle e a fiscalização sobre a emissão do Receituário, na disponibilização de material, técnicos e equipe de TI para desenvolvimento de todas as atividades pertinentes ao objeto desta Cooperação.

 

 

O Termo não prevê repasse de recursos financeiros entre as partes e terá vigência até 31 de dezembro de 2023. O Diretor-Presidente da Iagro, Daniel de B. Ingold, destacou que a agência vem trabalhando desde o início de 2015, por meio da equipe do Núcleo de agrotóxicos subordinado à Gerência de Inspeção e Defesa Vegetal, neste projeto e que com sua implantação e manutenção do mesmo teremos ganho em eficiência no trabalho de fiscalização.

 

“A integração de informações permite melhor controle quando a regularidade no registro e na prescrição dos produtos agrotóxicos, seus componentes e afins, promovendo com isso fiscalização mais efetiva, conformidade na produção agropecuária e principalmente segurança alimentar para a população do estado do Mato Grosso do Sul.”, finalizou.

Destaques