CNA participa de reunião da Organização Mundial de Agricultores, em Roma

 

A Comissão Nacional de Novas Lideranças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa, até esta sexta-feira, 21 de junho, da Reunião Anual da Organização Mundial de Agricultores (WFO), realizada em Roma, na Itália.

 

O tema do encontro deste ano é “Colhendo Amanhã: Agricultores Moldando o Futuro da Agricultura e da Produção de Alimentos” e reúne produtores e produtoras rurais, jovens líderes, cooperativas agrícolas, entidades do setor e outros interessados.

 

A representante da comissão, Ana Carolina Zimmermann, esteve presente na mesa de abertura da reunião sobre o Dia da Juventude, na segunda (17), no painel sobre “Soluções de agroinovação para os desafios do futuro”, na quinta (20), e do lançamento da plataforma WFO Young.

 

Foto: WFOFoto: WFO

 

Em sua fala, Carolina destacou a importância da ciência para o avanço da produção agropecuária brasileira. “Há 30 anos o Brasil era importador de alimentos e agora é um grande exportador, graças ao uso da ciência”.

 

Ela disse que, mesmo o Brasil sendo o quinto maior país do mundo, ainda possui 66% de sua vegetação nativa preservada, ao mesmo tempo em que é um dos maiores produtores de alimentos, e isso se deve à ciência. Zimmermann citou o trabalho da Embrapa, que auxiliou os agricultores a produzirem mais em menos espaço de terra.

 

Foto: WFOFoto: WFO

 

Carolina, que também é produtora rural, falou sobre o bioma Cerrado e sua transformação e a necessidade de melhores infraestrutura e ciência para produzir grãos e outros produtos.

 

Por fim, a representante da CNA pontuou a diferença entre inovação e uma ideia ou invenção. “A inovação leva em consideração a perspectiva do mercado, de gerar valor”. Ela citou três casos de sucesso de inteligência artificial aplicada no campo no Brasil e como a adoção de tecnologias é importante o avanço da produção.

 

Fonte: CNA

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO