Agraer segue firme na apresentação de Projetos de Crédito Rural no Novo Plano Safra

O Governo do Estado, por intermédio da Agraer/Semagro, segue contribuindo e apoiando os agricultores do MS, a exemplo do que vem ocorrendo no município de Ivinhema. Os projetos técnicos apresentados têm a natureza de aperfeiçoar os diferentes sistemas de produção daqueles agricultores.

 

O Pronaf, principal linha de crédito acessada, através dos agentes financeiros: Banco do Brasil, Sicredi e Cresol, em Mato Grosso do Sul. A Agraer contribui com cerca de setenta por cento (70 %) dessas propostas.

 

O servidor da Agraer de Ivinhema Arizoly Mendes, destaca: “A parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, Sindicato Rural e Associações de Produtores, formais e informais, é muito importante para que produtores alcancem os objetivos desejados junto ás políticas públicas destinadas à agricultura familiar e aos produtores de pequena escala, em geral”.

 

No dia 3 de julho (sexta-feira), o Dr. Arizoly esteve no sítio Santa Fé, na Gleba Azul, do Sr. Hamilton Arents, juntamente com sua filha, estudante do curso técnico de agropecuária e já acompanhando as decisões da propriedade que, assim como seus dois irmãos, pretendem continuar na atividade rural.  Na oportunidade, foi realizada vistoria para elaboração do Projeto, discutindo a aquisição de vinte (20) matrizes Jersey-Holanda, a fim de melhorar a genética de seu rebanho.

 

O produtor produz, em média, 250 litros/dia, ao longo de todo ano, com certa estabilidade, em duas ordenhas diárias, em razão da oferta de alimentos, já que dispõe de 30 piquetes de pasto, dos quais 20 irrigados. Fornece também cana de açúcar e suplementos concentrados. A meta do produtor é passar para uma faixa de 500 a 600 litros por dia.

 

Com a perspectiva de aumento da produção, a demanda de mão de obra necessária para tocar a atividade deverá aumentar, gerando novos postos de trabalho no campo.

 

A propriedade conta com uma capineira de BRS capiaçu de três (3,0) hectares. Essa área foi implantada com mudas produzidas pela Agraer/Cepaer, em Campo Grande, e instalada com orientações técnicas da Agência. O produtor recém ampliou em mais um (1,0) hectare de capineira. Essa área de capineira é utilizada para fornecimento de capim picado no cocho às vacas leiteiras e para produção de silagem, para alimentar as trinta (30) cabeças do rebanho, sendo vinte e uma (21) matrizes leiteiras.

 

Do Pronaf

 

O Pronaf tem uma taxa de juros razoável, variando de 2,75 a 4,0 % ao ano, prazos para pagamento de até dez anos e carência para início de pagamento de até três anos, dependendo da linha acessada. Em função do grupo que o produtor se enquadrar e o do sub-programa do Pronaf, poderá fazer jus ao bônus de adimplência.

 

Os sub-programas do Pronaf são: Pronaf AgroindústriaPronaf MulherPronaf AgroecologiaPronaf BioeconomiaPronaf Mais AlimentosPronaf JovemPronaf Microcrédito (Grupo “B”)Pronaf Cotas-Partes.

Destaques