Semagro acompanha embarque de ovinos em propriedade de descanso para abate

O trabalho do Governo do Estado para diversificação das atividades produtivas de Mato Grosso do Sul é realizado com a constância necessária reunindo os vários atores (instituições) através das Câmaras Setoriais, sob o comando da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). As ações, tem início pelo reconhecimento dos gargalos, passando pelos ajustes no âmbito do Governo e externos, seguindo um planejamento minucioso para execução, tendo sempre o cuidado de que o projeto tenha continuidade independente da mudança dos gestores políticos.

 

A criação de ovinos, atividade em franca expansão em Mato Grosso do Sul, tem na sua Câmara Setorial Consultiva da Ovinocaprinocultura, uma equipe atuante que reúne membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) através do Senar-MS, Embrapa Caprinos e Ovinos, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Ovinos (Asmaco) e conta com o apoio da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

 

 

Essa semana, a atividade foi colocada em pauta com a visita técnica encabeçada pelo Secretário Jaime Verruck, junto do Diretor Presidente da Iagro, Daniel Ingold, suas respectivas equipes técnicas, e representantes Câmara Setorial. Na oportunidade o Secretário e o Diretor puderam conhecer de perto a PDOA (Propriedade de descanso de ovinos para abate), um projeto de iniciativa de um grupo de produtores que resultou na transformação da forma de comercializar ovinos no Estado.

 

Na PDOA, os produtores rurais podem encaminhar seus animais, mesmo em quantidades menores, para que lá componham lotes de maior quantidade, o que é vantajoso para compradores. A negociação se dá pelo volume total de ovinos embarcados, fazendo com que cada criador receba, individualmente por seus animais, o mesmo preço dos demais participantes.

 

“Mesmo tendo um dos dez maiores rebanhos de ovinos do País, e uma variedade considerável de raças, o Mato Grosso do Sul ainda conta com poucos estabelecimentos rurais com capacidade de produzir em larga escala para atender ao mercado consumidor e isso era um grande problema para o setor”. Explica Ana Cristina Andrade Bezerra, médica veterinária responsável pela PDOA, desde a sua concepção em 2013.

 

 

“Esse sistema [PDOA] tem contribuído para superar gargalos de produção, com ganhos reais para criadores e compradores de ovinos. Ainda assim, existem mudanças que podem incentivar ainda mais a produção no Estado e é isso que pontuamos como Secretário Jaime durante a visita”. Completou Ana.

 

Instalada na Fazenda Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande (MS), a PDOA também pode ajudar na conscientização por adoção e uso de tecnologias, auxiliar ainda na redução do abate informal – feito muitas vezes sem controle sanitário – e redução da venda direta para intermediários, que nem sempre é vantajosa economicamente para o produtor rural.

 

 

O modelo da PDOA também é vantajoso por concentrar a inspeção sanitária em um só local, favorecendo a rastreabilidade dos produtos comercializados. No dia programado para o embarque é obrigatória a presença de um fiscal estadual agropecuário para avaliar condições sanitárias de acordo com as normativas de defesa agropecuária locais. Outra vantagem é a emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA) e Nota Fiscal individual que observa a passagem pela PDOA.

 

Após a visita o Secretário Jaime reuniu a equipe da Semagro e encomendou estudos para viabilidade das solicitações feitas.

 

Para Jaime, o momento é propicio para ações que busquem incentivar um incremento na produção, já que existe uma demanda e o sistema da PDOA já mostrou ser muito eficiente. “Além de enaltecer a iniciativa que resultou na criação da PDOA é preciso destacar a dedicação das pessoas envolvidas e que tem papel fundamental para fazer o sistema funcionar. Desde o aviso aos produtores, até a seleção dos animais, a recepção, o embarque, tudo depende dessas pessoas que, pudemos observar, lutam para alavancar o setor, sem esmorecer”. Elogiou o Secretário.

Destaques