Associação dos Criadores de MS elege e empossa nova diretoria

POSSE

ZeroUmRural – Por aclamação, foi eleita na última quarta-feira, 19, a Chapa Integração, liderada pelo pecuarista Jonatan Pereira Barbosa, para reger os destinos da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), biênio 2015-2017. Bastante prestigiada, a assembleia de eleição e posse contou com a presença do ex-governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli, e do atual governador Reinaldo Azambuja. Além de deputados estaduais, vereadores, gestores públicos, produtores rurais filiados e funcionários da associação.

O presidente eleito Jonatan Pereira Barbosa elogiou o trabalho desenvolvido durante três mandatos pelo seu antecessor Francisco Maia, diretoria da qual Jonatan foi vice-presidente. Agradeceu a presença do governador, da bancada estadual na presença dos deputados Felipe Orro, Zé Teixeira e Márcio Fernandes, além do vereador Edil Albuquerque, do secretário de Fazenda deputado federal Márcio Monteiro, e do diretor da Agraer, Enelvo Felini. Segundo Jonatan, a Chapa Integração congrega membros de todos os setores do agronegócio, o que denota o espírito de união do setor e o nível de amadurecimento da entidade. “Todos nós só temos a ganhar”, reforçou.

Para o ex-presidente Francisco Maia, entre todas as contribuições que sua gestão deu à Acrissul, segundo ele talvez a maior de todas tenha sido recuperar o prestígio da entidade, reequilibrando suas finanças, recuperando o crédito e a credibilidade, passando a obter certidão negativa em todos os órgãos públicos e comerciais. Agradeceu o apoio do Governo do Estado, que sempre atendeu os pleitos da Acrissul, ainda que em tempos de divergências.

Maia lembrou das lutas travadas pela entidade contra o monopólio dos frigoríficos, da “guerra” para conseguir regularizar a situação do Parque de Exposições Laucídio Coelho, que finalmente neste ano recebeu o licenciamento ambiental, além da conquista de sua independência financeira ao arrendar uma area para instalação do Assaí Atacadista por 20 anos e que depois desse prazo o valor do aluguel dobra e todo o imobiliário construído pela multinacional passa a integrar o patrimônio a entidade.

Maia aproveitou a oportunidade e fez uma homenagem especial à superintendente da Acrissul, Marley Costa, cuja dedicação à Acrissul tem garantido durante anos a sustentação administrativa e a organização da entidade no sentido de garantir sua autonomia e funcionalidade em todos os âmbitos.

O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, destacou a importância da Acrissul na defesa dos interesses do setor rural. Noticiou ainda que o Estado prepara o lançamento de um programa de recuperação de pastagens degradadas para melhorar a produtividade da pecuária, além de um programa de modernização do Novilho Precoce e ainda que o Estado prepara a implantação de um programa de irrigação, a fim de reduzir os impactos negativos durante o período de estiagem.

Atendendo um pedido da Acrissul, o governador destacou ainda que deve publicar nas próximas semanas a regulamentação do Artigo 10 do Código Florestal, o chamado CAR Pantanal, normatizando de forma equilibrada a produção pecuária e a preservação ambiental pantaneira.

Azambuja garantiu que a entidade pode continuar contando com o apoio e parceria do Governo, principalmente na busca de soluções para o grave problema que afeta o campo que é a invasão de propriedades por indígenas. “É uma violação do Estado democrático de direito e estamos tratado desse assunto com a atenção que ele merece ter e vamos resgatar a segurança jurídica que o setor rural merece ter para continuar a produzir com eficiência”, finalizou.

Destaques