Confederação da Agricultura debate agenda prioritária do agro no Congresso Nacional

O Núcleo de Relações Institucionais da CNA promoveu reunião, na terça (17), para discutir a pauta verde da Câmara dos Deputados, a conjuntura política e riscos regulatórios e a agenda prioritária do agro no Congresso Nacional.

 

O encontro teve a participação do deputado Zé Vitor (PL/MG), coordenador de Meio Ambiente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e do cientista político e diretor da Vector Research, Leonardo Barreto.

 

Na abertura, o vice-presidente da CNA, Mário Borba, deu as boas-vindas e destacou a importância do debate para o setor. Ele frisou que a Confederação está à disposição dos parlamentares que trabalham em prol do agro.

 

Em relação à pauta verde, o deputado Zé Vitor falou sobre os projetos que estão na pauta prioritária da Câmara para votação nos próximos meses, entre eles, hidrogênio verde, mercado de carbono, bioinsumos e licenciamento ambiental.

 

O deputado solicitou apoio à CNA e às federações para promover debates sobre as pautas e articulações junto aos produtores rurais e governo, buscando manter uma relação próxima com os parlamentares.

O coordenador de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias Filho, afirmou que a Confederação está alinhada à pauta verde da FPA e pontuou que outro tema importante para o setor é a pauta da irrigação.

 

Segundo Filho, além de ser uma tecnologia de baixa emissão de carbono, a irrigação contribui para o cumprimento das metas brasileiras de redução das emissões de CO2.

 

Outro item da pauta foi a apresentação do consultor político Leonardo Barreto. Ele falou sobre a relação entre os três poderes e como o cenário político e econômico interno e o contexto internacional influenciam as decisões governamentais do País.

 

A diretora Institucional e Governamental da Associação De Olho no Material Escolar, Andreia Bernabé, abordou como o agro está sendo mostrado nos materiais escolares do país e o que o movimento vem fazendo para mudar a visão do setor nesses materiais.

 

Ao final da reunião, a assessora de Relações Institucionais, Zoraide Reis, apresentou a agenda prioritária do agro com projetos que a CNA trabalha para aprovação, como a Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024, reforma tributária, Marco Legal das Garantias, mercado de carbono, bioinsumos, importação do leite em pó e Proleite (Programa de Melhoria de Transparência na Cadeia do Leite).

Destaques