CNA participa do 1º Encontro Mulheres em Campo em Mato Grosso do Sul

 A presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, participou do 1º Encontro Mulheres em Campo, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), na sexta (24), em Campo Grande.

 

O evento debateu o empreendedorismo feminino no setor agropecuário e reuniu produtoras e trabalhadoras rurais, representantes de sindicatos, universidades e associações parceiras. O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, discursou e destacou a importância da mulher à frente do sistema sindical patronal.

 

Em seu painel, Stéphanie contou um pouco sobre a sua trajetória no agro até assumir a presidência da Comissão. “O primeiro contato que tive com o mundo sindical foi em 2015, em um encontro de jovens. No ano seguinte, participei do programa CNA Jovem e comecei a entender o propósito de defender os direitos e interesses dos produtores de forma coletiva, para o bem comum”.

 

Imagem

Ela afirmou que se formou em engenharia agronômica, trabalhou como técnica de campo do Senar/MS e foi instrutora do programa ABC Cerrado na área de pastagens degradadas. “Enfrentei muitos desafios, mas é importante nós, como mulheres, mostrarmos que não queremos dividir o setor, apenas somar esforços”.

 

Ela também falou sobre a Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que foi lançada no ano passado e é estruturada em três eixos de atuação: aumentar a participação feminina junto ao sistema sindical; capacitar as lideranças e representar os produtores em fóruns e reuniões.

Imagem

“Estar em uma posição de liderança é uma trajetória, é um caminho que precisamos percorrer sabendo da necessidade de fortalecer as entidades de classe. O agro está passando por transformações. A mulher, que antes participava apenas da área financeira e administrativa da propriedade, hoje começa a se colocar à frente das decisões do negócio”, disse.

 

Na quinta (23), a Comissão Nacional das Mulheres do Agro esteve presente no 6º Seminário Técnico de Inovações, promovido pela União Nacional da Bioenergia (UDOP), em Araçatuba (SP). Na ocasião, a vice-presidente da Comissão, Simone de Paula, apresentou o colegiado para produtoras rurais.

 

Assessoria CNA

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO