Conab participa de reunião da FAO para troca de experiências em abastecimento de alimentos

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) esteve presente na primeira reunião da Rede Regional de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização de Alimentos (Red SPAA) neste ano. A estatal foi representada pelo assessor de Relações Internacionais, Marisson Marinho. A expectativa é que em julho ocorra um encontro presencial da instituição em El Salvador.

 

O objetivo do encontro, realizado no fim de maio, foi promover o diálogo e a troca de experiências entre as instituições públicas de comercialização e abastecimento de alimentos dos países da região, para fortalecer suas capacidades, facilitar o abastecimento de alianças e desenvolver estratégias conjuntas de ação e projetos de cooperação técnica para fomentar a integração regional, a dinamização do comércio inter-regional e garantir o acesso aos alimentos para os que mais necessitam.

 

“Este encontro marca o retorno efetivo da Conab nas agendas da Red SPAA. Além de ser um momento de troca de experiências, é uma oportunidade para negociações com os países participantes, a partir da realização de agendas bilaterais. Chile, México e Cuba já demonstraram interesse em buscar a expertise brasileira”, reforça Marinho.

 

A reunião possibilitou o compartilhamento das ferramentas implementadas pela Colômbia com objetivos de apoiar a comercialização de alimentos dos agricultores a preços justos, promovendo o abastecimento da população. Já Cuba, outro país a expor suas experiências, apresentou a implementação da Lei de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que visa o estímulo da produção de alimentos, redução de perdas e desperdício, bem como a educação alimentar.

 

A Red SPAA é uma instituição internacional, onde a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) faz a coordenação executiva, e tem como objetivo promover o diálogo e intercâmbio de experiências entre os países membros, a fim de facilitar o estabelecimento de alianças e desenvolvimento de estratégias de ação e projetos de cooperação técnica entre instituições públicas de comercialização e abastecimento de alimentos dos países participantes.

 

Participam da Red Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Venezuela, Honduras, Bolívia, Panamá e México.

Destaques