Criadores apresentam qualidades do Cavalo Pantaneiro

ZeroUmInforma/Agronegócios – O Cavalo Pantaneiro terá programação exclusiva durante a 79a Expogrande, demonstrando seus atributos no julgamento morfológico e em provas esportivas. A realização é da Associação de Criadores de Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul (ACCP-MS).

Nesta quinta-feira (6), acontece o julgamento morfológico em dois períodos, às 8h e às 14h, na pista equestre do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Especialistas em equinos farão análise técnica de 75 animais de 20 criadores de Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, o que tende a valorar os animais para comercialização. Ainda na quinta haverá reunião técnica e palestra de pesquisadores da Embrapa sobre a raça.

Na sexta-feira e no sábado (7 e 8 de abril), a partir das 9h, acontecem as provas de laço técnico e tira-boi. O primeiro é conhecido tradicionalmente como o esporte mais praticado no meio rural. O segundo resume-se a uma prova de extrema destreza e companheirismo em que dois cavaleiros devem apartar o gado em ordem numérica pré-determinada pelo árbitro em menor tempo.

Além de mostrar as habilidades do Cavalo Pantaneiro em atividades físicas de máximo esforço, as provas levam também para a Expogrande um pouco da cultura pantaneira, pois fazem parte da sua tradição unir os amigos na tentativa de amenizar a distância que as condições geográficas do Pantanal impõem. As competições servem também como ambiente de confraternização entre peões, patrões e as respectivas famílias, que se divertem participando e assistindo as provas.

“A Expogrande é o momento mais adequado para que as pessoas interessadas conheçam e adquiram animais da raça. O que apresentamos aqui é o que temos de melhor e muita gente vai se surpreender”, ressalta o presidente da ACCP-MS, Alexandre Penna. Ele conta ainda que a ACCP-MS está organizando um evento de celebração previsto para maio no Corixão, no Pantanal, que terá leilão e cavalgada. “A programação será divulgada durante a Expogrande, na fanpage fb.com/accpms e no instagram @accpms”.

Diferenciais do Cavalo Pantaneiro

Na lida com o gado, o Cavalo Pantaneiro suporta as intempéries de um dia exaustivo de trabalho, tendo como aliados cascos resistentes e sendo rústico (sem necessitar de cuidados especiais). No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, a raça se destaca pela agilidade e fôlego.

Estudos da Embrapa Pantanal indicam que para a conservação da raça a preservação do Pantanal se faz necessária, já que a alimentação baseada no capim nativo foi o que a manteve resistente ao longo de séculos. A instituição desenvolve, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Pantaneiro (ABCCP), pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.

Confira a programação da Associação de Criadores de Cavalo Pantaneiro do Mato Grosso do Sul na Expogrande 2017:

4 e 5 de abril  (terça e quarta-feira)
Entrada de animais

6 de abril (quinta-feira)
Julgamento morfológico – a partir das 8h
Reunião técnica com a pesquisadora Sandra Santos, da Embrapa Pantanal – 18h
Palestra com Samuel Paiva, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – 19h

7 de abril (sexta-feira)
Provas funcionais (Laço comprido e Tira-boi) – a partir das 9h

8 de abril (sábado)
Provas funcionais (Laço comprido e Tira-boi) – a partir das 9h
Premiação do Julgamento Morfológico e das provas funcionais – a partir das 12h
Lançamento do Encontro da Pecuária Pantaneira no Corixão
Apresentação dos animais do 2º Leilão Pantaneiro Rancharia e convidados
2º Leilão Pantaneiro Rancharia e convidados – 20h.

79ª Expogrande

A Expogrande acontece até o dia 9 de abril no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), e conta com extensa agenda de leilões, competições e palestras técnicas, além de shows e oportunidades facilitadas de negócios.

Domingo, segunda, terça e quarta-feira o visitante não paga para entrar durante todo o dia. Já na quinta, sexta-feira e sábado, a entrada é gratuita até as 16h. A partir das 18h  é cobrado o valor do ingresso.

Mais informações pelo telefone (67) 3345-4200.

Fonte: Acrissul

Destaques