Curso oferecido pela Agraer ensina produção de mudas de uva e maracujá em Taquarussu

 

Para iniciar e aprimorar os cultivos de uva e maracujá, agricultores familiares participaram de um curso sobre produção de mudas e técnicas de plantio. A capacitação foi organizada na última semana a pedido dos produtores pelo escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Taquarussu.

 

Inscreveram-se 15 pessoas. Os instrutores foram os extensionistas de Ivinhema Valdeci Sebastião da Silva e Teonília Pereira da Silva. Pela manhã, eles se reuniram em uma propriedade no Bairro Tranchã, localizada na área urbana da cidade. No local há uma produção comercial de uvas.

 

 

Os participantes aprenderam sobre as melhores variedades da fruta que se adaptam ao clima e solo da região, além do manejo correto de cultivo, tipos de enxertos utilizados na produção de mudas e melhores épocas do ano para fazer os procedimentos ensinados.

 

Durante a tarde, o grupo foi até o Assentamento Bela Manhã, onde cerca de oito propriedades não apenas plantam o maracujá como têm agroindústrias para o processamento e venda da polpa congelada. Foi abordado o controle de pragas, adubação, necessidade de canteiro, épocas de plantio e colheita.

 

 

Em ambas as aulas, os participantes “colocaram a mão na massa” em aulas práticas sobre as técnicas ensinadas por Valdeci e Teonília. Alguns já têm pequenos cultivares das frutas, enquanto outros pretendem iniciar no cultivo.

 

Destaques