Dia de Campo abordou diversificação da produção

Horta

ZeroUmInforma/Rural – Trabalhar o solo de maneira sustentável e ampliar a produtividade dentro das pequenas propriedades rurais é uma tendência que foi mostrada, na sexta-feira (10), pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) a agricultores familiares dos Projetos de Assentamentos (PAs) Corguinho e Liberdade Camponesa. DSC03664O Dia de Campo foi realizado no assentamento Conquista, em Campo Grande, saída para Rochedo.

Em uma chácara de 21 hectares, a família Martinez Aragão mostrou aos visitantes os resultados na produção e as técnicas adotadas para cultivo de hortaliças, frutas orgânicas e animais (porcos, galinhas e vacas). “Nosso trabalho é fruto de muito suor e luta. Só na minha parte da propriedade eu consigo ter uma renda mensal de R$ 4 mil. Tudo aqui não tem nenhum financiamento, apenas trabalho nosso”, garantiu Gedimar.

Dividida em três partes, a propriedade é administrada pela produtora Eloide Martinez de Aragão e os seus dois filhos, Gedimar e Josivaldo. A matriarca da família cabe à responsabilidade de administrar 10 hectares, enquanto os dois filhos gerenciam quatro hectares cada. Os outros três hectares restantes são destinados à área de preservação legal. DSC03683“Depois que nosso pai faleceu coube a minha mãe cuidar da maior parte da terra. Temos outros dois irmãos que não moram aqui, mas faz parte da herança deles. E a nossa parte cada um cuida. Ajudamos nossa mãe e cuidamos do que é nosso”, explica Josivaldo, o outro irmão.

DSC03620Durante a visita o grupo de assentados percorreu toda a extensão da chacrinha e conheceu de técnicas de adubação escolhidas até a criatividade da família, tanto para criação de ferramentas e perfuração de poços como no reaproveitamento de materiais na construção de viveiros. “As mangueiras de irrigação, desgastadas, a gente usa para fixar as telas nos pilares de madeiras. Reutiliza e economiza dinheiro”, afirma o produtor Josivaldo

Destaques