Dirigente da Agraer conhece projeto de milho para indígenas

ZeroUmInforma/Rural – No extremo sul do Estado, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, conheceu o projeto de incentivo a produção de milho, no município de Japorã e, ainda, se reuniu com o prefeito Vanderlei Bispo para tratar sobre a agricultura familiar e conhecer um pouco das ações em benefício à população. A visita foi realizada no dia 24 de fevereiro.

Nem mesmo às vésperas do carnaval, a equipe da diretoria da Agraer reduziu o ritmo de trabalho. Após percorrer os municípios de Anastácio, Aquidauana, Miranda e Naviraí, foi a vez da cidade de Japorã receber a visita técnica da direção da Agraer.

A convite do prefeito Vanderlei Bispo, o dirigente Enelvo Felini teve a oportunidade de conhecer o andamento do Projeto de Incentivo ao Plantio do Milho, que está sendo realizado pela prefeitura, por meio da Sedama – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente.  A visita também contou com a presença do secretário municipal de Agricultura, Carlos Damasceno.

O objetivo do projeto é viabilizar o plantio de 300 hectares do produto, milho, nas terras indígenas da aldeia Porto Lindo e nas pequenas propriedades rurais. ´”Trata-se de projeto em que buscamos incentivar a agricultura familiar. O investimento que está sendo realizado, só é possível graças à doação de 15 toneladas de sementes, conquistada junto à Receita Federal, por meio do inspetor Clóvis Cintra”, lembrou o prefeito.

Agenda – Em Japorã, Enelvo Felini também esteve no gabinete de Vanderlei Bispo, acompanhado pela equipe técnica da Agraer formada pelos servidores: Araquem Midon (gerente da GDA), Hélio Martins (assessor de gabinete) Chaiana Schroder (coordenadora municipal da Agência de Japorã), Alessandra Afonseca (coordenadora regional de Naviraí).

“Conversamos sobre parcerias técnicas e alguns projetos que iremos implantar com a parceria da prefeitura. O projeto de milho, em Japorã, é algo fantástico. Queremos promover trabalhos que também possa estruturar a produção local”, disse Felini.

Do gabinete, o grupo foi visitar algumas obras em andamento na cidade, algumas delas realizadas em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, como as 51 casas em construção, sendo 24 unidades em Japorã e 27 no distrito de Jacareí. As habitações fazem parte do projeto Lote Urbanizado.

A comitiva também percorreu o canteiro de obras de uma escola estadual na aldeia Porto Lindo e a construção da ponte na MS-386, localizada no principal acesso dos produtores rurais a zona urbana  de Japorã, entre o distrito Jacareí e a aldeia.  “Foi essencial esse suporte do governador Reinaldo Azambuja, com a aplicação de recursos para viabilização de uma ponte de concreto que está sendo construída, pelo governo do Estado, nas proporções adequadas para o receber o aterro e a futura pavimentação asfáltica”, pontuou.

“A assim que estiver pronta, a ponte será de suma importância para o escoamento da produção tanto do distrito de Jacareí com dos indígenas da Aldeia Porto Lindo. Esta é mais uma ação que demonstra que o governo do Estado vem dando a atenção merecida para agricultura familiar sul-mato-grossense”, afirmou Enelvo Felini.

Texto: Aline Lira

Destaques