Estado volta a ser o primeiro do Brasil a conduzir processo de Certificação das UBA’s

 

Mato Grosso do Sul sai na frente pelo segundo ano consecutivo, sendo o primeiro estado do Brasil a conduzir o processo de Certificação das UBA’s – Unidades de Beneficiamento de Algodão.

 

Segundo a Abrapa, Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, o Brasil é o único país do mundo que certifica a adoção de boas práticas da lavoura ao beneficiamento, primeiro elo da cadeia industrial do algodão.

 

O comprometimento dos cotonicultores brasileiros com a sustentabilidade das algodoeiras é atestado pelo programa ABR–UBA, Algodão Brasileiro Responsável para Unidades de Beneficiamento de Algodão. Lançado há um ano pela Abrapa, o selo deve abranger um terço das 262 usinas ativas no país na safra 2020/21.

 

O processo para certificação das UBA’s vem sendo realizado desde a Verificação de Diagnóstico da Beneficiadora (VDB), até o momento da auditoria independente realizada pela ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

As unidades de beneficiamento vêm trabalhando e investindo em pessoas e processos, entre várias outras ações coletivas e de muito empenho. Três UBA’s de Mato Grosso do Sul conseguiram concluir o processo neste mês de agosto de 2021, sendo validado para safra 2020/2021. Sendo 3 UBA’S:

 

– Agro Bolsão Armazéns Gerais Comércio de Cereais Exportação e Importação ltda – Grupo Schlatter

 

– Algodoeira Catléia – Grupo JCN

 

– Algodoeira Planalto – Grupo SLC

 

Critérios exigidos no processo:

 

1 – Regularidade do contrato de trabalho;

 

2 – Proibição de trabalho infantil;

 

3 – Proibição de trabalho análogo ao escravo;

 

4 – Liberdade de associação sindical;

 

5 – Proibição de discriminação de pessoas;

 

6 – Meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional;

 

7 – Desempenho ambiental;

 

8 – Boas práticas agrícolas;

 

A Ampasul ressalta a importância do trabalho técnico, coletivo e empenho de todos os Grupos de Unidades de Beneficiamento de Algodão, que não mediram esforços para que o processo se concretizasse.

 

Fonte: Ampasul

Destaques