Expogrande: Senai e indústria de linguiça farão degustação

CARNE

ZeroUmInforma/Rural – O Laboratório Aberto de Inovação e Tecnologia do Senai, que integra o Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas (IST Alimentos e Bebidas), e a indústria de linguiça Guarânia Alimentos, de Campo Grande, farão, de quinta-feira (07/04) a sábado (09/04), em espaço montado na Praça de Alimentação do Parque de Exposições Laucídio Coelho, durante a Expogrande 2016, a degustação de quatro novos produtos: linguiça bovina com  laranjinha de pacu, linguiça bovina com guariroba, linguiça bovina com cerveja e salame bovino com cerveja.

Desenvolvidos pelo Laboratório Aberto do Senai a pedido da empresa, esses novos produtos serão lançados na Expogrande 2016 a partir desta quinta-feira (07/04) a partir das 19 horas. De acordo com o técnico do Laboratório Aberto do Senai, João Luiz Zitkoski, os novos sabores de linguiças e de salame são inovadores e foram desenvolvidos desde a concepção da ideia até a prototipagem. “Dentro do laboratório, nós desenvolvemos produtos até chegar ao ponto ideal do alimento para os clientes, fazendo testes de formulações, balanceamento de fórmula, análise sensorial, a parte físico-química e microbiológica, para garantir o controle de qualidade para o consumidor”, afirmou.

Segundo um dos sócios-proprietários da Guarânia Alimentos, Cezar Augusto Lisboa Pereira, o conhecimento agregado na assessoria do Senai contribui para o desenvolvimento de novos produtos com grande qualidade e sempre aliado a preocupação da empresa em desenvolver produtos pensando na saúde do consumidor. “Nosso grande diferencial é que a carne utilizada nos nossos produtos é de novilhas criadas a pasto no Pantanal, estando livres de agrotóxicos, hormônios e com selo orgânico. O Senai agregou a inovação necessários para os nossos produtos, efetuando os testes laboratoriais que não seriam possíveis no nosso espaço”, disse.

Os novos produtos

O Laboratório Aberto do Senai desenvolveu a linguiça com laranjinha de pacu para atender um público que busca produtos regionais, já que a laranjinha de pacu é um produto do Cerrado e Pantanal com características nutricionais, como vitamina C e ferro. Outro produto desenvolvido é a linguiça com palmito guariroba, que também é um produto do Cerrado e Mata Atlântica com características nutricionais, rica em fonte de fibra e compostos fenólicos, com alto teor de vitamina C.

 Já a linguiça com cerveja foi desenvolvida para o público que busca produtos diferenciados, já que o alimento vem com sabor e aromas característicos da bebida, servindo como aperitivo e petiscos em bares e restaurantes. No desenvolvimento desse produto destacou-se o sabor amargo característico da cevada e lúpulo tornando a iguaria saborosa, tornando o diferencial no mercado, enquanto o salame com cerveja, apesar de seguir os mesmos parâmetros da linguiça, tem como única diferença o fato de o processo de maturação ser feito em temperatura ambiente.

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