IBGE lança Censo Agropecuário em Mato Grosso do Sul

O lançamento do 11º Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Mato Grosso do Sul, aconteceu na quarta-feira (20), na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e contou com a presença do presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos.

 

A coleta de dados do Censo começa no dia 1º de outubro deste ano, em todo o Brasil, e vai durar cinco meses. Os recenseadores visitarão mais de 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre área, produção, pessoal ocupado, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.

 

Em Mato Grosso do Sul, os 79 municípios serão visitados e mapeados. Segundo o chefe-geral Interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, o levantamento dos dados é importante para o setor agropecuário como um todo. “Os resultados do Censo Agro constituem-se informações fundamentais para o estabelecimento e a avaliação de políticas públicas, bem como para embasar decisões de investimentos, sejam eles públicos ou privados. Além disso, estudos acadêmicos e projetos de pesquisa demandam dados e informações atualizados e confiáveis, que estarão em breve disponíveis à sociedade”.

 

Ele acrescenta que, para que tudo isso aconteça é fundamental a participação de todos os produtores. “Informe-se sobre o Censo Agropecuário, receba os recenseadores e disponibilize informações sobre sua propriedade e produção pecuária. É isso que nos permitirá conhecer de forma clara a realidade do campo e trabalhar de maneira mais efetiva para que o agronegócio continue ocupando lugar de destaque no desenvolvimento do País”, afirma.

 

Para reforçar a importância do Censo Agropecuário, o IBGE criou um site temático, que reúne as principais informações sobre a pesquisa. Ele está disponível no endereço eletrônico https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/.

 

Fonte: Embrapa/Gado de Corte

 

Destaques