Integração Lavoura-Pecuária, ILP, é tema de evento na Embrapa Agropecuária Oeste

No dia 4 de agosto, quinta-feira, produtores rurais e profissionais que trabalham com sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) estarão reunidos no 4º Seminário Técnico sobre o tema. O evento presencial, conta com o apoio da Associação Rede ILPF, tem como objetivo principal compartilhar conhecimentos relacionados ao sistema no Sul do Mato Grosso do Sul para contribuir com o desenvolvimento e aprimoramento do sistema.

 

Por meio de palestras, interação presencial, casos de sucesso e demonstrações no campo, os participantes poderão conhecer estratégias de manejo que estão sendo bem sucedidas, quando se fala em integração produtiva entre lavoura e pecuária.

 

O coordenador do Seminário e pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Luís Armando Zago Machado explica que esse sistema produtivo é uma forma de diversificação da produção e redução de riscos tanto para pecuaristas quanto para agricultores. Ele destaca ainda que para as pastagens os benefícios são: agilidade, segurança e economia na recuperação e ou renovação das mesmas; presença de adubo residual para forrageiras durante e após o cultivo de lavouras consorciadas; produção de forragem durante a estiagem, garantindo alimentos para os ruminantes. Para as lavouras, existem vários pontos positivos, mas o maior destaque se refere à melhoria dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, após o cultivo de pastagens.

 

Programação – O evento conta com apresentação de várias iniciativas realizadas na região relacionadas ao ILP e que obtiveram sucesso, com o objetivo de compartilhar as dificuldades e soluções implementadas. Os casos de sucesso apresentados serão: Sistema ILP no Grupo Jotabasso, com Vitor Monção (Rondonópolis/MT); Produção em parceria: Agricultura e Pecuária – Fazenda Santa Rosa/Agropecuária Marsurana, com Antônio José Meireles Flores (Tuca), de Naviraí/MS e Sistema ILP da Fazenda Pantanal/SLC, com Custódio Neto (Chapadão do Sul/MS).

 

Ainda pela manhã, no auditório, os participantes poderão obter informações, por meio de palestras, sobre: “Controle do percevejo barriga-verde em Panicum maximum”, com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Crébio José Ávila; Também vão conhecer sobre o uso de estilosantes na recuperação de solos arenosos, por meio das seguintes apresentações: Oportunidades e desafios nos sistemas agropecuários, com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Celso Dornelas Fernandes (Campo Grande/MS); Utilização em pastagens consorciadas, com Raul Lopes Carvalho, da Fazenda São Luiz do Oeste (São Gabriel do Oeste, MS) e Utilização como cobertura viva, com Shunji Hisaeda, da Sementes Miraí (Nova Mutum/MT).

 

Já, no período da tarde, as atividades serão realizadas com demonstrações a campo de: Forrageiras para rotação com soja (Luís Zago Machado); Produção de soja sobre diferentes coberturas (Rodrigo Arroyo Garcia – Embrapa Agropecuária Oeste) e Regulagem de semeadora em palhada de capim Mombaça (Cristiano Taufer – Pantanal Peças e Implementos Agrícola e Flávio Oliveira da Silva – Comid Máquinas).

 

 

Serviço 

Evento: 4º Seminário Técnico Sistemas Integração Lavoura-Pecuária (ILP)
Data: 4 de agosto de 2022
Horário: Das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h
Local: Embrapa Agropecuária Oeste – Rodovia Dourados-Caarapó km 253,6 – Dourados, MS
Inscrições gratuitas on-line: https://bit.ly/3uUUyDL

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO