MS avança rumo ao Estado Carbono Neutro e agropecuária deve se preparar para o mercado

 

Com programas e ações consistentes, Mato Grosso do Sul é visionário na adoção de práticas sustentáveis na agropecuária mitigar os gases de efeito estufa. Adotando desde 2017 medidas de sustentabilidade, o Governo de Mato Grosso do Sul está caminhando para obter o certificado de Estado Carbono Neutro.

 

Estas ações e estratégias do Governo foram apresentadas pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC) Jaime Verruck na palestra “MS Carbono Neutro ate 2030”, dentro do painel Carbono Neutro e Sustentabilidade, realizado no sábado (24) na Interagro 2023.

 

No debate que reuniu cerca de 500 participantes, Verruck falou sobre os programas de Desmatamento Ilegal Zero, o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA), o Manejo Integrado do Fogo, o MS Carbono Neutro entre outros, que estão em execução na secretaria.

 

Secretario, com presidente do Sindicato Rural, Alessandro Coelho palestrante da CNA e o presidente da Acrissul Guilherme Bumlai

 

Ele destacou que o agronegócio de MS já tem o DNA do Carbono Neutro com a adoção se tecnologias como o ILPF (Integração Lavoura pecuária Floresta) a Carne Sustentável e o Precoce MS.

 

“Cada vez mais, todas as políticas industriais brasileiras, as políticas públicas locais elas vão tratar a questão da sustentabilidade. Obviamente que o crédito de carbono é um desses elementos. E os produtores devem estar preparados para este novo tempo “, sinalizou.

Destaques