Pavilhão da Asmaco apresenta animais de diversas raças de ovinos na Expogrande

00

Com espaço maior e reformado desde a última edição da Expogrande, o tradicional pavilhão da Asmaco (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos), reúne aproximadamente 100 animais de sete espécies ovinas. A estrutura desperta a curiosidade dos visitantes e também a de compradores que devem injetar aproximadamente R$ 250 mil na economia durante a Expogrande 2024.

 

Mesmo diante da crise no agronegócio, o presidente da associação, Fabio Miranda Mori, conhecido popularmente como “Vermelho”, está otimista em relação à comercialização de animais melhorados geneticamente.

 

“Apesar da visitação ser maior que a parte de venda, esta semana o movimento surpreendeu bastante e tivemos mais procura por algumas espécies. O diferencial deste ano é o investimento na qualidade genética dos animais. As baias estão cheias e com raças que vem crescendo no estado”, diz o representante.

 

Montada ao lado da administração da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), o pavilhão movimentou em 2023 mais de R$ 250 mil com a venda de 50 reprodutores. A Associação possui diversos produtores de cordeiro, sendo a grande maioria em genética. O pavilhão conta com sete expositores associados.

 

“Cada criador é responsável pelos animais. A Asmaco está oferecendo o “volumoso”, uma mistura de feno e silagem de graça para os animais, além da troca de água pelos estagiários dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Temos funcionários da associação que ficam 24hs para cuidar dos bichos”, pontua.

 

Dentre as raças apresentadas na exposição estão: Santa Inês, Texel, Suffolk, Dorper, Hampshire Down,  Bergamácia.

 

Raça francesa

 

A Ile de France, raça de ovinos originária da França, apresenta animais de grande porte, com constituição robusta e conformação harmoniosa, típica de um animal produtor de carne. Produz uma carcaça pesada, de excelente qualidade.

 

É bastante precoce. Os cordeiros apresentam bom ganho de peso: 23,2 kg aos 70 dias. Ovelhas adultas pesam cerca de 80 kg; o peso dos carneiros varia entre 110 e 160 kg. Raça muito prolífera, atingindo médias de nascimentos de 160%.

 

Criador de ovinos há quase 30 anos, Jorge Tupirajá é referência na produção da Ile de France e diz que está com boas expectativas de negócios.

 

“O espaço está maior e conseguimos acomodar mais animais e temos um cuidado específico no trato deles. A Expogrande é uma oportunidade para mostrar todo o potencial da raça”, destaca o ovinocultor.

 

Confira o cronograma de eventos

 

Boas práticas da agropecuária, novas tecnologias, palestras técnicas no dia 12/04/2023.

 

07h30min – Recepção e credenciamento

 

08h – Conheça a Asmaco – Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos

 

09h – Cuidados com o cordeiro: do nascimento a desmama

 

10:00 – Assistência Técnica e Gerencial na ovinocultura: o case de sucesso do cordeiro “Do Patron”

 

11h – Desossa de carcaça ovina e degustação de cordeiro “Do Patron”

 

 

Fonte: Acrissul

Destaques