Prefeitura de São Gabriel do Oeste inicia programa de incentivo à produção de ovinos

Com o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da ovinocultura em São Gabriel do Oeste, produtores rurais dos assentamentos Itaqui, Patativa e Campanário começaram a participar do Programa Troca de Ovinos, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer.

 

 

O Programa teve início no mês dezembro, com a animais distribuição dos animais sob o regime de comodato para agricultores familiares. O intuito é montar Unidades Demonstrativas de Ovinocultura, onde serão realizadas pesquisas, treinamentos e eventos para fortalecer e estruturar a cadeia produtiva.

 

 

Inicialmente, foram escolhidas 2 propriedades do Assentamento Itaqui, 1 do Patativa e 1 do Campanário, com cada uma recebendo um lote composto 10 ovelhas e 1 carneiro.  As Unidades Demonstrativas foram selecionadas por técnicos da Agraer e da Secretaria.

 

 

Além disso, os produtores receberão acompanhamento técnico periódico. Após 3 anos, eles deverão devolver ao Município a mesma quantidade de animais recebida, que serão direcionados para outros produtores, formando-se assim um ciclo de multiplicação de animais e impulso da cadeia.

 

 

Os animais são ovinos do Grupo Genético Pantaneiro, uma raça rústica oriunda do Bioma do Pantanal e adaptados ao clima do Cerrado há mais de 15 anos. Os ovinos chegaram ao Município por meio da parceria com a Fundação Manoel de Barros – Uniderp, com o manejo e multiplicação dos animais realizados na então Fundação Educacional de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Econômico – FUNPESG.

 

 

A entrega dos ovinos aconteceu sob supervisão dos médicos veterinários da Prefeitura, Lucas Giacon e Cassiano Simões, e do engenheiro agrônomo da AGRAER, Ivan Macena. Os produtores também assinaram um Termo de Cooperação Técnica.

 

 

Confira os produtores rurais contemplados:

Airton Borgamann – lote 71 – Assentamento Campanário;

Sipriano Vargas – lote 76 – Assentamento Itaqui;

Luiz Feitosa Chagas – lote 83 – Assentamento Itaqui; e

José Ferreira Silva – lote 43 – Assentamento Patativa.

Destaques