Progenel promove 17° shopping de reprodutores na Expogrande; serão 18 machos da raça nelore

 

Campo Grande vai receber o 17º Shopping de Reprodutores Progenel durante a Expogrande 2024 entre os dias 4 e 14 de abril. Cerca de 18 touros da raça nelore, melhorados geneticamente estão na lista de bovinos apresentados durante a feira. Os pavilhões do Parque de Exposições Laucídio Coelho começaram a receber animais de diversas raças, incluindo a nelore nesta segunda-feira, 1. Os valores giram em torno de R$ 15 a R$ 20 mil por cabeça.

 

De acordo com o médico veterinário, Armando Pereira, responsável pelos animais, a evolução genética do rebanho se faz com o uso constante de tecnologia.

 

“Quando o projeto iniciou, começamos a desenvolvê-lo por uma central de inseminação junto à Sersia Brasil e o Instituto de Zootecnia. O intuito era fazer com que os animais se adaptassem melhor ao território e clima de Mato Grosso do Sul, principalmente em áreas como o pantanal. Com o avanço tecnológico, conseguimos uma melhor conversão alimentar e touros com maior com capacidade de conversão nos sistemas mais rústicos”, pontua.

 

Os touros selecionados neste sistema se desenvolvem mais rápido e também posssibilitam o nascimento de bezerros precoces. Dentro dos critérios adotados para selecionar os animais estão: avaliação de carcaça, umbigo, musculatura e precocidade.

 

Dados da ACNB (Associação do Criadores de Nelore no Brasil), mostram que a raça nelore representa mais de 80% do rebanho de corte do país com grande parte dos animais advindos de melhoramento genético. Diante do crescimento exponencial de mercado, houve necessidade de investimentos no setor.

 

A identificação de indivíduos geneticamente superiores e o seu acasalamento na formação da próxima geração são fatores determinantes do progresso genético nos programas de seleção. Em bovinos de leite, o teste de progênie é o principal método para identificar touros geneticamente superiores. Os melhores são selecionados como touros provados.

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO