Programa da Semagro de segurança alimentar ganha prêmio de Direitos Humanos

 

O Programa de Aquisição de Alimentos gerido pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) foi reconhecido pelos resultados alcançados no apoio aos pequenos produtores rurais e na assistência às pessoas vulneráveis, ao ser uma das iniciativas a receber o Prêmio Direitos Humanos em Ação de Mato Grosso do Sul. O superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Berreta, representou o secretário Jaime Verruck no evento e recebeu a premiação das mãos da secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia Nobre, na tarde de ontem(10), na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

 

O PAA, por meio da modalidade de Compra com Doação Simultânea, atua em duas frentes fundamentais: adquire os produtos dos pequenos produtores e repassa imediatamente a entidades assistenciais previamente cadastradas. “Dessa forma promovemos o apoio à Agricultura Familiar e proporcionamos a segurança alimentar às pessoas atendidas nessas entidades, que fazem um trabalho excepcional de apoio aos mais vulneráveis”, destacou Beretta.

 

Já foram beneficiadas diretamente por essa ação, 12.269 famílias em 22 municípios, e 541 produtores da Agricultura Familiar puderam comercializar diretamente seus produtos através do Programa. Os municípios contemplados pelo programa, atualmente, são: Amambai, Aquidauana, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaquiraí,  Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Juti, Miranda, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Sidrolândia e Tacuru.

 

Além do alcance reconhecido na segurança alimentar, o programa traz vantagens para os agricultores cadastrados, conforme destaca Beretta. “Ao comprar o alimento diretamente do pequeno agricultor, o programa valoriza e estimula a atividade da agricultura familiar fortalecendo esse segmento. E incentiva a organização desses trabalhadores em cooperativas ou associações para que possam se cadastrar nessa ou em outras iniciativas parecidas”, enfatizou.

 

A entrega do Prêmio Direitos Humanos em Ação abriu a Semana Estadual dos Direitos Humanos, que tem uma extensa programação (CONFIRA AQUI). O prêmio tem como objetivo reconhecer as inciativas inovadoras que contemplam a pessoa humana em suas diversas vertentes. Além da Semagro, outras cinco entidades e personalidades foram agraciadas.

Destaques