Publicação auxilia na identificação de pastagens nativas do Pantanal

Produtores e Técnicos ganham aliado para ajudá-los a identificar pastagens nativas, que são um dos mais valiosos recursos naturais da Planície Pantaneira.

 

Trata-se do Guia para identificação das pastagens nativas do Pantanal, resultado de anos de pesquisa e coletas de forrageiras em diferentes regiões do Pantanal. Traz no seu corpo informações de grande importância sobre formações vegetais, composição botânica, bem como fotos cuidadosamente selecionadas para facilitar a visualização das plantas que compõem a dieta dos herbívoros e de alguns onívoros que fazem parte da fauna do Pantanal.

 

O documento é resultado de ações de pesquisa e transferência de tecnologia da Embrapa Pantanal, em parceria com universidades e instituições, em mais de quatro décadas de atividades na região, e apresenta informações sobre o teor de nutrientes de 103 espécies, suas caraterísticas agronômicas, reprodutivas e regenerativas.

 

A publicação vai ajudar os tomadores de decisão, de forma prática, a identificar os tipos de pastagens, a formação vegetal, a umidade e o tipo de solo, a fitofisionomia, o grupo funcional, assinalando se a forrageira é de alto ou baixo valor, auxiliando em estratégias de manejo das pastagens pantaneiras.

 

A Publicação está disponível no endereço eletrônico: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/216952/1/guia-forrageiras-digital.pdf

Destaques