UEMS/Mundo Novo: Alunos da 1ª turma de Agronomia acompanham colheita de arroz

Os acadêmicos da primeira turma de Agronomia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da unidade de Mundo Novo, juntamente com docentes da Instituição, autoridades e imprensa local, acompanharam a primeira colheita de arroz no munícipio, após mais de 30 anos.

 

O novo empreendimento foi implantado em Mundo Novo por empresários do agronegócio do estado de Santa Catarina. O cultivo de arroz fica localizado nas áreas de várzea do município, sendo uma área de 100 hectares, onde a produção já está sendo comercializada.

 

Estiveram presentes diversas autoridades do município, representantes de órgãos públicos e comunidade acadêmica, sendo: Valdomiro Sobrinho (Prefeito), Rosária de Fatima Ivantes Lucca Andrade (Vice-Prefeita), Kaudi Filho (Vereador), Marcos Eustáquio e Wellington (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), Kátia Maria Garicoix (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer), além da imprensa local, que teve significativa participação neste momento, registrando a visita com gravações, entrevistas e imagens.

 

A UEMS foi convidada pelo Prefeito Municipal e contou com a participação do gerente e docente da unidade da UEMS de Mundo Novo, Dr. Leandro Marciano Marra, a docente Dra. Milza Celi Fedatto Abelha e acadêmicos do primeiro ano (primeira turma) do curso de Agronomia da unidade. Durante a visita ao empreendimento, os acadêmicos puderam vivenciar na prática o processo de colheita de arroz, tendo contato e as máquinas agrícolas utilizadas, possibilitando aos futuros engenheiros agrônomos o conhecimento de um novo setor da agricultura local, sendo uma grande oportunidade de atuação, após a conclusão do curso.

 

A acadêmica, Nubia Luani Pereira dos Santos, relatou a experiência obtida nesta visita por meio do curso de Agronomia: “Foi uma visita muito interessante e uma boa experiência para nós alunos do curso de Agronomia, pelo fato de nossa Universidade poder participar e contribuir com este empreendimento. E mostrar que nosso município está se desenvolvendo com a diversidade de culturas produzidas aqui, trazendo assim um maior reconhecimento e avanço para a cidade tanto na agricultura quanto na economia”, destacou.

 

De acordo com o gerente da UEMS/Mundo Novo, Leandro Marra, o empreendimento será de grande importância para o município e região, que trará diversos benefícios e vantagens logísticas e sociais, além de ser um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de pesquisa e extensão para os atuais e próximos alunos da UEMS. “A UEMS atua como estrutura estratégica do governo do Estado para o desenvolvimento territorial sustentável, segurança hídrica e segurança alimentar, contribuindo de maneira significativa com o sequestro de carbono e a diminuição do aquecimento global, buscando a sustentabilidade”, enfatiza o gerente.

 

Destaques

MS, BRASIL E MUNDO