Em Antônio João, agricultura familiar investe na produção e tomates

No último sábado, 4 de setembro, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou da 14ª edição da Festa do Tomate no município de Antônio João acompanhado pelos técnicos do escritório local.

 

O evento mobiliza todos os anos centenas de pessoas do campo a cidade para participar da programação que envolve desde cursos até shows com artistas regionais.

 

Tradicional em Antônio João, a Festa do Tomate traz o fruto como protagonista do evento exatamente para pontuar o potencial do município para o cultivo desse tipo de alimento tão consumido e ao mesmo tempo pouco cultivado no Estado.

 

Na Central de Abastecimento de Alimentos de Mato Grosso do Sul, o tomate está entre os alimentos mais importados de outros estados como Paraná, São Paulo e Santa Catarina. “O tomate está entre os alimentos mais importados pela Ceasa e queremos reverter esse quadro, produzindo aqui. Há um clima propício na região para o cultivo de tomate e também agricultores familiares que possam atender o mercado”.

 

Em Antônio João, o cultivo do tomate é feito por pequenos produtores familiares visando atender o mercado consumidor regional.

 

Cidades mais distantes como Dourados, e outras da faixa de fronteira, Pedro Juan Caballero, no Paraguai, estão entre as cidades aonde o tomate de Antônio João também chega para ser comercializado.

 

Produção

 

Para conferir a qualidade das lavouras de tomate de Antônio João, o dirigente Enelvo Felini esteve com técnicos da Agraer em propriedades rurais para como a do agricultor Adriano Brum, na qual é dedicado uma área de um hectare para o cultivo de 8 mil  pés de tomate.

 

Estiveram presentes na visita e na Festa do Tomate o gerente de GDA da Agraer, Araquem Midon, o coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Peixoto, o coordenador municipal da Agraer de Antônio João, João Alfredo Neto, a prefeita Márcia Marques, o coordenador do Posto Avançado da Agraer do Assentamento Itamaraty, Gilberto Rodrigues, e a presidente do Sindicato Rural do Município, Roseli Ruiz.

Destaques