Mandioca: alimento do século 21

O Dia de Campo na TV desta semana vai falar sobre a mandioca, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21. A mandioca é considerada uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores. A raiz também é conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras.

 

A Embrapa desenvolve diversas pesquisas com mandioca de mesa, como a seleção participativa de variedades de mandioca, e fez o lançamento de cultivares com tons de polpas amarelos ricos em carotenóides, pigmentos famosos por ação antioxidante e protetora contra doenças do envelhecimento. A produção de mudas de qualidade é outro passo importante para o sucesso da cultura, e o projeto Reniva coordenado pela Embrapa também está ajudando produtores a multiplicar plantas de mandioca com qualidade.

 

Reconhecida pelo seu pontencial nutritivo, a mandioca e seus derivados é apreciada na culinária brasileira e pode ser consumida de muitas maneiras. Em forma de farinha, cozida, frita, em bolos e para fazer a tapioca, uma iguaria de sucesso.

 

O Dia de Campo na TV  “Mandioca: alimento do século 21” foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

 

Assista ao programa (horário de Brasília):
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 11h
NBR (TV do Governo Federal) – sexta-feira, a partir de 19h30
TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

 

Fonte: Embrapa

Destaques